Setecidades Titulo Imunizadas
Região vacina 12% das crianças de 5 a 11 anos

Mutirão do fim de semana elevou para 31.550 total de doses contra Covid em público infantil

Thainá Lana
Do Diário do Grande ABC
24/01/2022 | 00:01
Compartilhar notícia
Angelo Baima/PSA


As cidades do Grande ABC já imunizaram contra a Covid 11,8% do público-alvo formado por 266 mil crianças de 5 a 11 anos. A campanha acelerou neste fim de semana, quando Santo André, São Bernardo e Mauá realizaram mutirões após aprovação da Coronavac pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para jovens de 6 a 17 anos. No total, desde que a campanha infantil começou, em 14 de janeiro, 31.550 doses pediátricas já foram aplicadas na região.

Proporcionalmente, São Bernardo foi o município com maior número de doses aplicadas até agora, com 20.157 no total. Contabilizando apenas os imunizantes distribuídos durante o mutirão do fim de semana, a cidade vacinou com a primeira dose 15.850 crianças, de 6 a 11 anos, sem comorbidades, com doses da Coronavac, sendo 10.366 no sábado e 5.484 ontem. 

Santo André, que também realizou mutirão de vacinação para o público infantil neste fim de semana, aplicou em dois dias 6.277 frações da Coronavac. Desde o início da vacinação infantil, o município já imunizou 7.381 crianças, com e sem comorbidades, e atingiu a marca de 14 mil agendamentos.

Maria Eduarda Siqueira de Souza, 11 anos, foi uma das crianças vacinadas. A andreense recebeu o imunizante contra o coronavirus ontem, na unidade de saúde do Centro. Ansiosa para tomar a primeira dose, a jovem foi com a mãe, Rita de Cássia Siqueira de Souza, 45, até o equipamento para adiantar a aplicação, que estava agendada apenas para quarta-feira. “A Maria não via a hora de receber a vacina. Ela estava com muito medo de pegar Covid, ficava muito insegura em sair para os lugares sem estar imunizada. Agora poderá voltar às aulas com mais segurança”, conta a mãe. 

Moradora da Vila Pires, Rita reforça a importância da vacinação infantil para diminuição da taxa de transmissão da Covid. “Vacinar não é uma escolha. Vacinar é um dever do pai para com o filho, pois a criança não pode agendar a vacinação sozinha e sabemos que muitas doenças já erradicadas, como sarampo e catapora, por exemplo, estão voltando devido à falta de vacinação”, finaliza. 

OUTRAS CIDADES

Em São Caetano a vacinação de crianças de 6 a 11 anos, sem comorbidades, continua durante a semana mediante agendamento no site portais.saocaetanodosul.sp.gov.br/sesaud-agendamentos.

Mauá também realizou mutirão no fim de semana e aplicou 2.050 doses em crianças. A vacinação no município continua hoje, a partir das 9h, em todos os postos de saúde. Já em Diadema, foram aplicadas até sexta-feira 1.915 doses no o público infantil e a campanha prossegue hoje nas UBSs.

Ribeirão Pires vacina hoje crianças sem comorbidades a partir de 10 anos na escola municipal Engenheiro Carlos Rohm, no Jardim Itacolomy. Por fim, Rio Grande da Serra vacinou apenas crianças de 5 a 11 anos, com comorbidades. Segundo a Secretária de Saúde foram aplicadas 47 doses da Pfizer no público infantil. O município iniciará hoje a ampliação da vacinação para crianças de 6 a 11 anos, com imunizante da Coronavac, na Emeb (Escola Municipal de Educação Básica) Primeira-Dama Zulmira, no Jardim Teixeira, no Centro, das 9h às 16h.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;