Setecidades Titulo
Trio usa pipa para enviar celular a presos
Vivian Costa
Do Diário do Grande ABC
24/08/2009 | 07:01
Compartilhar notícia
Ricardo Trida/DGABC


Três homens foram presos ontem, próximo à Cadeia Pública de Santo André, ao tentar enviar um celular acoplado a pipa para detentos. Também foram apreendidos fita, carretel de linha e outros dois aparelhos.

Os policiais militares chegaram a Gerson Viana Apolinário, 22 anos, Eugênio Geraldo Ribeiro Júnior, 19, e Wagner Bernardo Oliveira, 25, depois de receberem denúncia. "Essa prática está ficando cada vez mais comum. Semana passada eu prendi três meninos em outro local próximo. Eles estavam empinando pipas carregadas com cinco aparelhos celulares e baterias. Em uma delas, o trio havia escrito mensagens de apoio aos presos."

LEI - O caso foi registrado no 4º DP de Santo André. Segundo a polícia, os três homens responderão ao processo em liberdade, mas podem ser condenados. Isso porque foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no dia 6, a Lei 12.012. O texto incluiu o artigo 349 A no Código Penal, que lida justamente com a ação tentada pelo trio.

Segundo o artigo, "ingressar, promover, intermediar, auxiliar ou facilitar a entrada de aparelho telefônico de comunicação móvel, de rádio ou similar, sem autorização legal, em estabelecimento prisional deve ser considerado crime", principalmente se os acusados forem presos em flagrante.

A aprovação da lei ajudará a evitar a entrada não só de aparelhos celulares como também de armas e facas. Além de pipas, os colaboradores de detentos já tentaram colocar celulares em presídios dentro de alimentos e até transportá-los por meio de pombos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;