Economia Titulo
Presidente do Fed aponta para alta gradual dos juros nos EUA
Do Diário OnLine
Com Agências
08/06/2004 | 16:06
Compartilhar notícia


O presidente do Fed (Federal Reserve, o banco central norte-americano), Alan Greenspan, sinalizou nesta terça-feira que as taxas de juros podem ser elevadas gradualmente nos Estados Unidos. No entanto, ele não descartou a possibilidade de agir de forma mais agressiva para manter a inflação sobre controle.

Em uma mensagem à Conferência Monetária Internacional em Londres, Greenspan repetiu a visão do Fomc (Comitê de Mercado Aberto) de que qualquer aumento nos juros aconteceria em um ritmo lento, já que as avaliações estão sendo feitas com base nas melhores previsões.

Porém, ele garantiu que o Fed está preparado para fazer o que for necessário para controlar a inflação e assegurar o crescimento sustentável caso a economia não se comporte como o esperado.

Greenspan manifestou preocupação quanto à possibilidade de uma alta nos preços caso a cotação do petróleo continue subindo. "Os preços elevados do petróleo, se continuarem, poderiam fazer subir os preços ao consumidor, assim como o nível total dos preços", previu.

As taxas de juros nos EUA, atualmente em 1% ao ano, se encontram em seu nível mais baixo desde 1958. Os investidores apostam em uma ligeira alta na taxa na próxima reunião do Fomc, agendada para o dia 30 de junho.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;