Memória Titulo
A caminho dos 60 anos de Pé na Bola

O Clube Atlético Aramaçan foi fundado em 1930, em Santo André

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
31/08/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


O Clube Atlético Aramaçan foi fundado em 1930, em Santo André. Em 1943 organizou o primeiro torneio interno de futebol batizado de Pé na Bola. Em 1950, defendendo as cores do Avenca, Antonio Rioto participa pela primeira vez do certame. Nunca mais parou. Disputou o Pé na Bola deste 2009. É o mais antigo jogador do campeonato.

Antonio Rioto vestiu a camisa andreense, associando-se a praticamente todos os antigos clubes da cidade. Aqui deu continuidade aos estudos, constituiu família, montou seu escritório de despachante, que em determinado período atuou também no ramo de auto-escola. Como bom contador, Rioto fez os cálculos: de 1962 até hoje atendeu a 40 mil clientes e proporcionou a expedição de 10 mil carteiras de habilitação.

NOTAS E LEMBRANÇAS
1 - Antonio Gaeta, avô materno, foi um dos primeiros moradores de Vila Gonçalves, em São Bernardo.

2 - Em 1950, o pai, José Rioto, arrendou junto a Albino Demarchi o Bar Coringa, na Rua Marechal Deodoro, esquina com a Rua Dr. Flaquer. Albino e Trinfonia (a Dona Santa) deixam o negócio no Centro para inaugurar, em seu bairro, nas Colônias da Linha Galvão Bueno, o Restaurante São Judas Tadeu, famoso na Rota do Frango com Polenta.

3 - José Rioto é italiano. Nasceu em 20 de junho de 1909 em Reggio di Calabria. Veio para o Brasil aos seis meses de idade.

4 - Anunciata Gaeta Rioto é brasileira. Nasceu em Guariba em 14 de junho de 1910.

5 - Em Santo André, José Rioto mantém o Bar Coringa, compra em sociedade com Luiz Maida a Tipografia Tamoio e trabalha no mercado da Rua Gertrudes de Lima, esquina com a Siqueira Campos.

LINHA DO TEMPO
1952 a 1957 - Antonio Rioto trabalha no escritório Candinho.

1956 - Forma-se técnico em contabilidade pela Escola Senador Flaquer.

1957 a 1962 - Trabalha no Escritório Franco.

1961 - O casamento com Lourdes Francischetti. São três filhos: Renato, que atua na área de reflorestamento; Cristina, professora; e Marcelo, advogado. E três netos: Maiara e Cristina, ambas com 17 anos, e Pedro, com 7.

1962 - A inauguração do Escritório Rioto, que começou na Rua Coronel Alfredo Flaquer e hoje está na Gertrudes de Lima.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Sexta-feira, 31 de agosto de 1979

Manchete - Ministro do Exército garante que ninguém incendiará este País

Anistia - Começam as divergências na aplicação da lei.

Combustíveis - Mercedes-Benz entrega três ônibus a álcool à EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos).

Transportes - Ônibus no Grande ABC sobem no dia 22.

São Bernardo - Avenida Pery Ronchetti ganha fiscalização e radar.

Mauá - Prefeitura pede a revisão das divisas com Santo André.

Editorial - E as favelas compõem o cenário do progresso: "O remédio infalível para acabar com as favelas, com todo o seu cortejo de miséria, é elevar as condições sociais dos trabalhadores. Isso é o óbvio ululante, que no entanto não entra nos planos dos dirigentes da Nação."

Polícia - Tenta reagir ao assalto: motorista assassinado por ladrão no Jardim Irene.

EM 31 DE AGOSTO DE...
1929 - Inaugurada a nova sede da AA Almirante Saldanha da Gama, em São Caetano, com a entrega dos prêmios aos clubes mais populares da cidade, Adelinas e o próprio Saldanha da Gama.

1944 - Adolpho Ferreira falece em Mauá. Poeta. Viveu no casarão bandeirista - hoje sede do Museu Municipal - a quem dedicou um de seus poemas.

1969 - Espetáculo pirotécnico (queima de fogos de artifício) na Praça Lauro Gomes marca o encerramento das comemorações do aniversário da cidade.
- Inaugurada a sede do Diretório Acadêmico 20 de Agosto, em dependências cedidas na própria Faculdade de Direito de São Bernardo, cf. registro de José Bueno Lima em sua Coluna Universitária (News Seller, 5 de setembro de 1965).

HOJE
Dia Nacional do Nutricionista.

SANTOS DO DIA
Adolfo, Agnofelda, Amado, Aristides e Raimundo Nonato.

ALMANAQUE
Euclydes Rocco
Nascimento: Itobi (SP), 31 de agosto de 1916.
Vereador: 1952 a 1955.
Partido: PTN.
Falecimento: Santo André, 5 de agosto de 2000.
Veio menino para Santo André. Estudou no 1º Grupo Escolar. Aprendeu o ofício de tecelão e criou sua própria indústria, a Têxtil Irmãos Rocco, em sociedade com os irmãos. Foi presidente do Corinthians local.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;