Setecidades Titulo Obras
Santo André recebe verba para revitalizar Pq.do Pedroso

Obras serão executadas com recursos de compensação pela construção do Rodoanel

Aline Melo
Do Diário do Grande ABC
23/12/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


A Prefeitura de Santo André vai revitalizar as quadras, o campo de futebol, instalar playground na área de churrasqueiras e construir ciclovia e pista de skate no Parque Natural do Pedroso, localizado no bairro Parque Miami. As intervenções, estimadas em R$ 500 mil, devem ter início no primeiro trimestre de 2019 e são resultado de compensação ambiental pelas obras do Rodoanel Mário Covas, cujo trecho Sul entrou em operação em 2010.

O recurso foi destinado para as intervenções do parque por meio da Câmara de Compensação Ambiental do Estado de São Paulo, e os projetos ainda estão em fase de estudo, para posterior execução de chamamento público para contratação da empresa responsável pelos trabalhos. A estimativa mensal de usuários do Parque do Pedroso é entre 4.000 e 5.000 pessoas, dependendo das condições climáticas.

O equipamento passou por recentes melhorias nas áreas de churrasqueiras, inauguradas em janeiro, ao custo de R$ 143 mil, também resultado de um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) com mediação do Ministério Público.

A equipe do Diário esteve no local e ouviu visitantes, que demonstram satisfação com o estado geral do equipamento, mas cobram intervenções pontuais.

O funileiro de autos Luiz Henrique Rodrigues Costa, 29 anos, morador do Parque Miami, costuma levar a filha Alice, 5, para passear de bicicleta pelo parque. O munícipe avalia que a última reforma, entregue em janeiro, melhorou o espaço, mas cobra mais opções para as crianças. “Precisa colocar mais brinquedos e também instalar novos bebedouros”, afirmou.

Revitalização no playground também foi demanda apontada pelo operador de máquinas Cícero Martins, 39, morador do Jardim Santo André, e sua mulher, a dona de casa Marcela da Conceição Martins, 33. “A gente vem sempre. No geral, está mais organizado, o banheiro sempre limpo, mas os brinquedos ainda são poucos”, avaliou Marcela.

Os andreenses também expressaram preocupação com a falta de fiscalização para impedir a entrada de pessoas no braço da Represa Billings que adentra o parque. “Uma água suja, pode transmitir doenças, tinha que ter alguém sempre de olho”, afirmou Martins.

Para os amigos Guilherme da Silva, 19, desempregado, e Lucas Gomes Lopes, 20, promotor, a quadra de areia precisa de atenção especial. “Tem muitos buracos e a gente se machuca enquanto joga”, afirmou Lopes. Os dois também citaram a preocupação com a represa. “A molecada entra mesmo, tem de botar segurança para vigiar”, disse Guilherme.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;