Setecidades Titulo Locais históricos
Oito pontos de Ribeirão Pires são tombados de forma provisória

Processo consiste em primeiro passo para a proteção permanente dos locais históricos

Por Bia Moço
Do Diário do Grande ABC
20/12/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


 O Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural e Natural de Ribeirão Pires aprovou, na última semana, o tombamento provisório de oito pontos históricos, além de tradições da cidade, que comemorou 20 anos como estância no último dia 9. De acordo com as diretrizes da política de proteção ao patrimônio, trata-se do primeiro passo para o tombamento definitivo destes bens, para que estejam protegidos e sejam preservados pelo município.

De acordo com a Prefeitura, na lista de bens provisoriamente tombados estão a centenária Capela de Nossa Senhora d’Assunção; o Ribeirão Pires – aquífero que banha o Jardim Mirante, Bocaina e Vila Belmiro –; o Morro Santo Antônio, bem como a capela e a Via-Crucis em sua escadaria; o primeiro Grupo Escolar de Ribeirão Pires – atual EE Professora Ruth Neves Sant’Anna –; a Praça da Matriz Julieta Tolesano e o Cemitério São José – lote inicial de 1908.

O conselho municipal também solicitou que a Prefeitura proteja o formato tradicional da Festa de Nossa Senhora do Pilar em dois aspectos: o da celebração litúrgica, com mais de 80 anos de existência, que marca a vivência coletiva da religiosidade no Pilar Velho, e o do lugar da celebração, onde se reproduz essa prática cultural coletiva.

Segundo a Prefeitura, o tombamento provisório garante a proteção dos bens durante período de 180 dias, prazo que pode ser estendido pelo mesmo tempo. Durante este período, a cidade está impedida de qualquer tipo de descaracterização dos locais. A proteção está prevista no plano diretor da cidade e no plano diretor de Turismo do município.

“Trabalhamos junto ao Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural e Natural de nossa cidade, bem como instituições parceiras, para avançarmos na implantação de política efetiva de preservação”, afirmou o prefeito Adler Kiko Teixeira (PSB).

Para o chefe do Executivo, Ribeirão Pires mantém viva a história, não apenas do município, como de toda a região, e valoriza a cultura local resgatando tradições de seu povo. “Além da proteção de bens culturais e naturais, também trabalhamos pela revitalização de pontos importantes, a exemplo de nossos mirantes, parques e, mais recentemente, por meio de projeto aprovado com o Sesi, da Fábrica de Sal do município” destacou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;