Economia Titulo Cadastro
Erros dificultam concessão do benefício

CNIS desatualizado e preenchimento incorreto estão entre os principais problemas listados

Por Portal Previdência Total
10/12/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


Os trabalhadores e segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que estão próximos de se aposentar devem ficar atentos aos obstáculos que podem impedir a concessão do benefício. Erros nos dados cadastrais, falta de recolhimentos previdenciários e de documentos podem virar um pesadelo no momento de dar entrada na aposentadoria. Especialistas recomendam planejamento e organização antes de ingressar com o pedido.

O primeiro passo para quem pretende dar entrada na aposentadoria é requisitar o CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais). O documento é a base de dados usada para concessão e cálculo do valor do benefício.

O advogado previdenciário Celso Joaquim Jorgetti, da Advocacia Jorgetti aponta que os principais problemas são: CNIS desatualizado ou irregular, problemas na carteira de trabalho, existência de dois números de PIS (NIT) em nome do segurado, falta dos recolhimentos por parte do empregador, contribuições de autônomos com código errado e preenchimento incorreto do PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário).

“No caso do cadastro os erros podem estar nos dados pessoais, na falta de vínculos empregatícios ou de registro de atividades especiais, além da divergência nos recolhimentos para autônomos e empresários. Já na carteira de trabalho é comum que elas apresentem rasuras, falta de registro, falta de baixa de vínculo trabalhista ou falta de comprovação pela perda da carteira”, explica.

De acordo com Adriane Bramante, presidente do IBDP (Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário ), o CNIS é o documento que servirá de base para quem pretende se aposentar. “O INSS entende que se a informação não está no CNIS deve ser comprovada com documentos complementares. Esse cadastro contém informações sobre os período de trabalho, bem como os salários-de-contribuição, que servirão de base para a contagem do tempo e para o cálculo da renda da aposentadoria”.

O segurado pode acessar seu CNIS no meuinss.gov.br, cadastrando login e senha. Caso não consiga, precisará retirar um código de acesso no INSS. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;