Setecidades Titulo Memória - Clássicos do Diário há 60 anos: 1958-2018
1º de abril de 1964
Por Ademir Medici
27/11/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


Março de 1964. A política brasileira ferve. De um lado, o Comando Geral dos Trabalhadores pressionando o Congresso a aprovar as ‘reformas de base’, preconizadas pelo presidente João Goulart; de outro lado o Exército, mobilizado a agir ‘contra a subversão’. Ao centro a manifestação antigovernamental chamada Marcha da Família com Deus pela Liberdade, realizada em São Paulo no dia 19.

O movimento militar eclodiu a 31 de março, em Minas Gerais, sob o comando do general Mourão Filho. No dia seguinte, 1º de abril, o general Amaury Kruel, comandante do 2º Exército, lançou um manifesto de apoio ao movimento militar. O mesmo Amaury Kruel que, então como chefe da Casa Militar de Jango, havia estado em Santo André, ao lado do presidente, por ocasião de sua visita à cidade no domingo, 10 de dezembro de 1961.

1º de abril de 1964. Goulart deixa o Rio e viaja a Brasília. As rádios Mayrink Veiga e Nacional, controladas por forças pró-Goulart, formam a Rede da Legalidade. Miguel Arraes, governador de Pernambuco, é preso por tropas do 4º Exército. Era o golpe.

AMANHÃ
Depois do 1º de abril.
 

A tradução chega a São Bernardo
E traz com ela Vouzela. A terra natal de João Ramalho

Vocês se lembram das duas professoras especializadas em tradução que estiveram conosco no DGABC TV, falando sobre o tema? Pois bem, Damiana Rosa de Oliveira, de São Bernardo, e Andreia de Jesus Cintas Vazquez, de Santo André, estarão hoje, a partir das 19h, na Câmara Municipal de São Bernardo participando da primeira sessão solene em homenagem ao tradutor e ao intérprete do Brasil.

“Estamos muito felizes. Pela primeira vez nossa profissão será reconhecida e o Diário é parte disso: o espaço que nos deu para tirar o tradutor da invisibilidade foi essencial para que este dia se tornasse realidade”, comenta Damiana.

QUE SELEÇÃO!
De Vouzela, em Portugal, terra natal de João Ramalho, o presidente da Câmara, Rui Miguel Ladeira Pereira, enviou um vídeo especial para a sessão.

Já o presidente da Câmara Municipal de São Bernardo, Pery Cartola, recepcionará representantes de várias entidades nacionais e internacionais que representam os tradutores. Verdadeira seleção:
- Daniel Erlich, presidente do Sintra (Sindicato Nacional dos Tradutores).
- Jayme Costa Pinto, da Apic (Associação Profissional de Intérpretes de Conferência).
- Isabel Vidigal, da Aptrad (Associação Portuguesa de Tradutores e Intérpretes).
- Val Ivonica, da Abrates (Associação Brasileira de Tradutores e Intérpretes).
- Antonio Alberto Dias Castro, da Atpiesp (Associação Profissional dos Tradutores Públicos e Intérpretes Comerciais do Estado de São Paulo).
- Regina Alfarano, da ATA (American Translators Association). 
- Andrea Venancino, da Febralpils (Federação Brasileira das Associações dos Profissionais Tradutores e Intérpretes e Guia-Intérpretes de Língua de Sinais).
- Richard Laver, da Aiic (Associação Internacional de Intérpretes de Conferência).
- Danilo Nogueira, da Barcamp ABC – que reúne tradutores e estudiosos da tradução no Grande ABC.
- Édi Oliveira, da Barcamp São Paulo.
- Ana Julia Perrotti-Garcia, do Proft (Simpósio Profissão Tradutor).
- Cátia Franco de Santana, da Tradusa – que reúne tradutores e intérpretes da área médica.
- Meg Batalha, do Catálogo Premium de Tradutores e Intérpretes.

PROGRAMAÇÃO

Dos hinos do Brasil e de São Bernardo ao coquetel, esta sessão solene será composta de várias atividades:

- Homenagem a Adriana Macarini, intérprete de Libras comunitárias há 12 anos em São Bernardo.
- Homenagem coletiva a profissionais de casas da memória que têm colaborado com o trabalho de construção da memória por parte dos tradutores e intérpretes.
- Lígia Ribeiro e A Poesia ao Tradutor
- Banda Teorias do Amor Moderno, com a Canção do Tradutor Intérprete.
- Exibição de vídeos, um dos quais com poema a Bartira e João Ramalho, considerados os primeiros tradutores no Brasil, conforme o livro A Fantástica História (Ainda Não Contada) da Tradução no Brasil (Editora Transitiva), de Damiana Rosa de Oliveira e Andreia de Jesus Cintas Vazquez.

Todos, pois, ao Palácio João Ramalho, sede do Legislativo de São Bernardo, na sessão de hoje à noite, que tem tudo para se tornar histórica.
 

Interação com Facebook
 

‘O vendedor de hambúrgueres’

No Brasil inteiro, depois do resultado destas eleições municipais, há políticos tentando achar uma desculpa para a sua incompetência e atirando a esmo explicações para a sua desastrada derrota.

Da crônica de Lourenço Diaféria, publicada pelo Diário no domingo, 27 de novembro de 1988, e hoje transcrita, na íntegra, no Facebook da Memória – acessem o endereço acima.
 

Diário há 30 anos

Domingo, 27 de novembro de 1988 – ano 31, edição 6921

Manchete – Incêndio acaba com a indústria Adrizyl e volta a assustar São Bernardo
Política – Resultados confirmam a Pesquisa Eleitoral Diário nas eleições municipais. Foram 33 mil eleitores ouvidos.
Em duas páginas, os votos dos 2.690 candidatos a vereador.
São Bernardo – Prefeito eleito Maurício Soares recebe incompleto estádio onde nasceu o PT.
Indústria – Setor automotivo quer manutenção do Proálcool.
Cultura & Lazer – Xuxa leva 15 mil ao Estádio Bruno Daniel.

Em 27 de novembro de...

1688 – Proibido aos governadores a colocação de seus retratos nas câmaras ou quaisquer estabelecimentos públicos. Tal honraria somente poderia ser concedida pelo rei, em atendimento à representação das Câmaras.
1918 – A gripe espanhola na região: já existem diversos leitos vagos no hospital de Paranapiacaba. O hospital é custeado por Antonio Queiroz dos Santos e dirigido pelo Dr. Magalhães Junior, auxiliado por Benedicto do Amaral e senhoras ali residentes.
A questão da paz. Do noticiário do Estadão: os húngaros pedem a prorrogação do armistício; a desmobilização do exército norte-americano.
1958 – Lei municipal número 204 fixa as delimitações dos perímetros urbanos dos distritos de Icatuaçu (ex-Rio Grande, futuro Município de Rio Grande da Serra) e Iupeba (Ouro Fino), em Ribeirão Pires.

Hoje

- Dia Nacional do Combate ao Câncer
- Dia do Técnico de Segurança do Trabalho

Santos do Dia

- Nossa Senhora das Graças. Invocação relacionada a duas aparições da virgem a Santa Catarina Labouré, noviça das Irmãs da Caridade, em Paris, no século 19.
Neste dia, lembramos que a Diocese de Santo André possui três paróquias dedicadas a Nossa Senhora das Graças: a de Vila Humaitá e a de Vila Gerty, ambas criadas em 1955, e a do Jardim Ruyce, aos pés da imagem da santa, criada em 1979.
- Bernardino de Fossa
- Francisco Antonio
- Valeriano
 

Municípios Brasileiros

Celebram aniversários em 27 de novembro:

- Em São Paulo, Tabapuã (de 1919) e Vargem Grande Paulista (de 1981)
- No Rio Grande do Sul, Esmeralda e São Martinho
- No Paraná, Loanda e Pérola d’Oeste
- No Ceará, Moraújo e São Gonçalo do Amarante
- No Rio Grande do Norte, Umarizal

Fonte: IBGE
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;