Cultura & Lazer Titulo
TCM presta homenagem ao mês do orgulho gay
Luís Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC
07/06/2011 | 07:04
Compartilhar notícia


O TCM prepara especial para celebrar o mês do orgulho gay. Durante todas as terças de junho, o canal pago traz o programa 'Orgulho & Preconceito', que exibe oito filmes de variadas épocas que mostram diferentes retratos da homossexualidade. As sessões contam com duas produções que começam a ser exibidas sempre a partir das 22h e se estendem na madrugada.

A atração tem como objetivo trazer à tona a evolução do tratamento dado ao assunto em Hollywood. Os diferentes títulos passam pela repressão presente nos anos 1950, lembram o espírito libertário da década de 1970 e chegam aos anos 1980, quando o movimento gay começou a ganhar maior espaço na sétima arte.

A noite de abertura traz 'A Alegre Divorciada' (1934), de Mark Sandrich. O romance musical traz Ginger Rogers e Fred Astaire no elenco. Logo após, à 0h05, há sessão de 'Rainha Christina' (1933). Com direção de Rouben Mamoulian, o título acompanha a monarca da Suécia, Christina (Greta Garbo). Já adulta, se apaixona pela emissário espanhol Antonio (John Gilbert), que a confunde com um homem.

No dia 14, a programação conta com o clássico 'Juventude Transviada' (1955), do diretor Nicholas Ray e estrelado pelo ator James Dean. A partir da 0h10, é a vez de 'De Repente, No Último Verão' (1959), de Joseph L. Makiewicz. O drama tem no elenco nomes como Elizabeth Taylor, Montgomery Clift e Katherine Hepburn.

O programa apresenta no dia 21 o filme 'Meu Passado Me Condena' (1961), de Basil Dearden, e, às 23h55, 'The Rocky Horror Picture Show' (1975), do diretor Jim Sharman.

A atração do dia 28 será 'Parceiros da Noite' (1980), assinado por William Friedkin. À 0h, o especial será encerrado por 'Fome de Viver' (1983), de Tony Scott.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;