Diarinho Titulo
Menino tem monstros nos dedos
Por Juliana Ravelli
Do Diário do Grande ABC
26/06/2011 | 07:00
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Marina Brandão/DGABC


Pelo título já dá para perceber que a mão de Rico é, no mínimo, diferente: Mais Aventuras do Menino com Monstros nos Dedos (editora Noovha América, 40 págs., R$ 32). Isso mesmo, cada dedinho do protagonista é um ser bizarro: Minotauro, Medusa, Lobisomen, entre outros (não sabe o que é bizarro?, boa oportunidade para olhar no dicionário!).

No segundo livro da série, escrita por Almir Correia, Rico tem uma surpresa: ele mesmo se transforma nos 12 dedos do dragão verde Alberto Nepomuceno. No entanto, apenas um é o menino de verdade; os outros 11 são cópias. Por sorte, Nepo - como o monstrengo gosta de ser chamado - é do bem, não representa perigo.

Na realidade, as ameaças são as tais cópias de Rico. Após deixar a mão do dragão, elas se transformam em terríveis criaturas matadoras de animais mágicos da Floresta Azul. Derrotá-las não será moleza.

Fã de histórias de mistério Pietro Zanuto, 11 anos, de Santo André, adorou a obra. "Gostei da criatividade do autor. O primeiro dragão que luta com o menino tem cabeças da Madonna, Elvis e Frankenstein."

Segundo Pietro, não é possível entender tudo logo nas primeiras páginas. Alguns trechos da história são desvendados aos poucos. "No começo ele está sonhando, mas a gente só descobre depois."

As ilustrações, feitas por Victor Tavares, como o desenho abaixo, são muito bonitas e ricas em detalhes. "Agora, quero ler a continuação."

 

Pinguins fazem a gente suar

O cenário é praticamente o mesmo do mundo virtual gelado que faz sucesso na internet. Mas Club Penguin: Game Day! (R$ 99) para Wii exige muito mais do que apertar o teclado ou mexer no mouse. "É um jogo para suar mesmo", afirma Bruno Osório Gonçalves, 9 anos, de Santo André, que testou o game.

Nele o jogador consegue criar um pinguim e deixá-lo do jeito que quiser. Há várias competições esportivas com a presença de um ou mais personagens. Segundo Bruno, uma das mais legais é a corrida de sacos.

Ao completar cada desafio, uma zona da ilha é conquistada. Tem de trabalhar com a equipe para ganhar o máximo de territórios. Como tem conecção Wi-Fi, é possível transferir alguns itens para o Club Penguin da net.

"É o joguinho para quando um pai que só quer ver notícias está no computador e não deixa você entrar no clube. Daí pode jogar no videogame." Mas, atenção: apesar de divertido, Bruno explica que é preciso paciência para destravar os minijogos.

 

Mais novidades nas prateleiras

MUNDO PRA QUE TE QUERO (Salizete Freire Soares, editora Paulinas, R$ 29,50) conta a história de uma menina que teimava crescer antes da hora. Sem paciência para escutar os adultos, sai em busca de respostas pelo mundo. Mas o tempo é sabido e, com a ajuda da natureza, a garota descobre que todos têm de esperar para se transformar em algo bem bonito. É o caso da semente que vira planta. Com poucas palavras e ilustrações bonitas, a obra ensina que tudo tem o momento certo para acontecer.

A MARAVILHOSA JORNADA DOS PERUANOS CABELUDOS (Robert Ingpen, editora Biruta, 48 págs., R$ 40) fala sobre a incrível viagem dos habitantes da aldeia Callao. Depois que os espanhóis invadiram o Peru, os minúsculos pescadores decidiram que era hora de procurar outro lugar para viver. Com muito esforço, conseguem embarcar na Chaleira de Papoulas. Navegam pelo Oceano Pacífico durante anos, onde têm de enfrentar muitos desafios até chegar a outra terra. Mas que paradeiro tiveram depois?




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