Internacional Titulo
Nero não incendiou Roma, diz estudo alemão
Do Diário OnLine
10/12/2001 | 11:26
Compartilhar notícia


Um estudo da Universidade de Konstanaz, na Alemanha, aponta que Nero (37-68d.C) não incendiou Roma. As chamas que destruíram a cidade teriam sido causadas por sabotadores cristãos e judeus, que sonhavam com a queda do império.

O autor do estudo, Gehard Baudy, diz que na época, panfletos que prediziam o iminente final do mundo e a vinda do Messias chegaram às mãos de cristão e judeus de Roma, que entenderam a mensagem como um convite à insurreição. Segundo ele, o incêndio teria sido um acidente, causado por medo das expectativas que despertavam a profecia.

A nova teoria contrasta com outros especialistas que defendem que o incêndio foi causado por altas temperaturas estivais e fortes ventos. Outros acreditam que Nero era um pirômaníaco, que destruiu a cidade para construí-la de sua forma.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;