Cultura & Lazer Titulo
Os geeks contra-atacam
Por Luciane Mediato
Especial para o Diário
18/04/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


Durante muito tempo os nerds foram os últimos escolhidos para o time de futebol ou convidados para uma festa, mas esse período de rejeição e exclusão ficou para trás.

Os anos 2000 foram marcados pelo denominado ‘nerd power'. Os representantes desta geração se tornaram ídolos e estão em filmes, seriados de TV e realities shows.

Esse grupo de jovens sempre se destacou pelos gostos peculiares, como a paixão pelas histórias em quadrinhos, desenhos animados, jogos de RPG, videogame e computadores.

Eles não fazem parte de uma única e uniforme tribo, e a mídia tem feito um bom trabalho em criar programas e filmes pra todos os grupos. Dentro desse universo, por exemplo, existem os geeks: personagens antenados com as tecnologias e o que acontece ao redor do mundo.

Os mais populares programas televisivos que tratam do assunto na atualidade são as séries "The Big Bang Theory" e "Glee". Não é todo nerd que gosta de "Glee", por exemplo, mas os que não gostam provavelmente curtem séries científicas, como "CSI" e "House".

Seja qual for o tipo de nerdismo, hoje o grupo tem muito mais possibilidade de identificar-se com as histórias que vê retratadas na TV, no cinema e na internet do que antigamente. Não há mais o estereótipo negativo, ser geek é motivo de orgulho.

"O mais legal desse tipo de programa é que eles são realmente muito nerds. No "The Big Bang Theory", é maravilhoso quando você consegue entender uma piada ‘técnica'. Além disso, a gente acaba se identificando com os videogames, manias e coleções de quadrinhos", conta o engenheiro Gustavo Batista.

O universo nerd vai além dos programas de entretenimento. O espaço para esta tribo está também em toda informação disseminada em diferentes redes sociais que envolvem todo tipo de tecnologia.

"Acredito que ser nerd é estar antenado em tudo que está rolando na área de tecnologia, isso te faz ter muito conhecimento. O grupo é caracterizado por saber um pouco de tudo", fala Batista.

O nerd é fã dos quadrinhos de todo universo Marvel e assiste séries de TV como "Heroes", "Supernatural", "Smallville", "Walking Dead" e "Mortal Kombat Legacy". Adora acompanhar tudo que acontece na internet sobre a sua cultura: "Sempre vejo piadas sobre e acompanho muitos sites de tecnologia em geral", diz.

Gustavo não é o único fã das brincadeiras com os nerds. Uma prova disso é o perfil do twitter @piadasnerds, que já tem 82 mil seguidores. Os autores das piadas são Ivan Baroni, Paulo Pourrat e Luiz Fernando Giol o, que mostram que melhor do que rir dos geeks, é rir com eles.

O livro "Piadas Nerds" (Editora Verus, 140 pág., R$ 20) é voltado para o público que vê a ciência e a vida com outros olhos. Nenhum assunto escapa ao humor inteligente do trio: matemática, ciências humanas, química, física, biologia, informática e cultura nerd em geral fazem parte da obra.

Os autores ensinam que a mãe nerd não diz ao filho "vá com Deus", mas sim "que a força esteja com você"; que para conquistar o voto geek o político deve lançar o PAC-Man (Programa de Aceleração do Crescimento Mundial do Acesso à Net); e que o grande epitáfio do grupo é "Enfim offline".

Mais do que um livro de piadas, esse é livro é um manual nerd. Os leitores vão poder aprender cantadas como "Quer ser o elétron que completa a minha camada de valência?" ou ofensas inteligentes e engraçadas, como " tua mãe é tão feia que dá tela azul no espelho".

Um dos criadores do perfil do Twitter, Ivan Baroni, conversou com o Diário sobre como surgiu a ideia para criar o @piadasnerds, que gerou o livro: "Buscando na internet, percebemos que não existia nenhum perfil especializado com este tipo de piada, então resolvemos criá-lo. As brincadeiras de humor muitas vezes surgem de conversas entre os amigos e também recebemos colaboração dos nossos seguidores".

Ivan conta que não tiveram muitos problemas para selecionar os assuntos para o livro. "Tínhamos muitas piadas com mais de 140 caracteres e outras ideias que sempre achamos que ficariam ótimas em textos mais longos. Além disso, não conhecíamos nenhum livro brasileiro que juntava humor e ciência da maneira que fazemos. Resolvemos juntar nossa criatividade com o espírito empreendedor e passamos a procurar as editoras."

O trio - que gosta de tecnologia, filmes, séries e quadrinhos - não se considera 100% geek. "Existem coisas muito populares no mundo nerd, algumas nós não gostamos e outras, sim. Não há nenhum Sheldon (protagonista do "The Big Bang Theory") no grupo", brinca Baroni que faz referência ao personagem antisocial e autoritário das telinhas.

O escritor acredita que o sucesso dos nerds está relacionado a personagens como Peter Parker, o "Homem-Aranha" e o quarteto do "The Big Bang Theory", por mostrarem um lado mais atraente do grupo.

"Não é a realidade que inspira as novas gerações de geeks, são os filmes de super-heróis, a ficção científica e a mitologia das grande histórias."

NA LINHA DO TEMPO
A cultura nerd, apesar de ser mais valorizada e conhecida agora, já dava sinais de sucesso na década de 1960, com a série "Jornada nas Estrelas". O seriado conta a história da viagem de uma nave da frota estrelar que passa cinco anos explorando lugares desconhecidos. A dupla Spock e Capitão Kirk são quase unanimidade para o público de ficção cientifica. Outras produções que também fazem parte da história são "Thunder Bird", "Elo Perdido", "Perdidos no Espaço" e "Star Wars".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;