D+ Titulo
Confira as novas regras da Fuvest
Por Marcela Munhoz
Do Diário do Grande ABC
12/06/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


É do tipo que pensa que pode chutar a maioria das questões do vestibular e, por sorte, passar para a segunda fase para só então pegar mais pesado nos estudos? Então se liga: as mudanças nas provas da Fuvest 2012 podem afetá-lo.

Uma das principais modificações é que a nota da primeira fase vai valer no resultado final. No modelo antigo, a exigência era alcançar a nota de corte. Quem fazia 80 dos 90 pontos, por exemplo, ficava na mesma situação de quem fazia 40. Tudo zerava na etapa seguinte. Agora todas as matérias têm de receber atenção do candidato desde o início.

Paulo Roberto De Francisco, diretor de vestibular do Singular, considera as mudanças positivas: "Não vai nem facilitar nem dificultar a vida dos estudantes, e sim valorizá-los e aprimorar o processo". A diminuição das questões no segundo dia da segunda fase (de 20 para 16 perguntas sobre conhecimentos gerais) também pode ser uma boa.

Além disso, a nota de corte subiu de 22 para 27 pontos, o que não interfere muito para cursos com pontuação maior (no último vestibular de Medicina, por exemplo, essa nota foi 70). Segundo o professor Paulo, isso dificulta a vida de quem é chutador e não de quem sabe. Estatisticamente, em uma prova com 90 perguntas, quem responde a mesma alternativa em todas as questões acerta 18, em média, pontuação próxima à antiga nota, que era 22.

Agora, com as novas regras, será possível mudar de carreira. Após a terceira chamada, quem não foi convocado para o curso do qual se candidatou, poderá migrar para outro menos concorrido. "Nada vai mudar para o aluno que estuda de verdade", afirma Mauro Bertotti, professor da USP e integrante do grupo que organizou as mudanças.

Alunos que fizeram o Ensino Médio e o Fundamental em escola pública também devem ficar atentos para as mudanças: o bônus, que antes era de 12%, pode chegar a 15% na nota do vestibular para os que participam do Pasusp (Programa de Avaliação Seriada da Universidade), cujas inscrições começam no dia 4 de julho. Os exames do Pasusp, antes feitos em separado do vestibular, serão substituídos pela primeira fase da Fuvest.

 

Entram dois novos cursos - Há duas novas opções de cursos no vestibular da Fuvest: Ciências Biomédicas, para preparar futuros cientistas, e Saúde Pública, que vai formar profissionais para atuar em várias áreas, como vigilância sanitária, gestão de sistemas e serviços, saúde do trabalhador, entre outras. O primeiro oferece 40 vagas, será ministrado em período integral, com duração de oito semestres no Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). O segundo também oferece 40 vagas à tarde, na Faculdade de Saúde Pública (FSP). Ambos em São Paulo).

As inscrições para o vestibular deste ano devem ser feitas entre 26 de agosto e 9 de setembro, exclusivamente pela internet. A primeira fase está marcada para 27 de novembro. A segunda fase será nos dias 8, 9 e 10 de janeiro de 2012.

 

Tudo depende do aluno - Esta será a terceira vez que Mayra Cremonesi Dias dos Santos, 18 anos, de Santo André, vai prestar Fuvest para Medicina. Ela acredita que o resultado das mudanças depende do candidato. "Como o que eu quero é o mais difícil, tem de ser o melhor de qualquer jeito. A nota de corte é sempre alta."

Mayra também não sabe se vai mudar muito a redução para 16 questões na segunda prova da segunda fase. "Se as 16 forem mais complicadas do que as 20 anteriores, o tempo gasto será mais ou menos o mesmo", diz a menina que, após as duas tentativas, se acha mais madura e preparada e deixa seu recado: "Se não passar na primeira vez, não desista".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;