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Em que posso ajudar?
Por Anelisa Lopes
Do Diário do Grande ABC
13/06/2007 | 07:08
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A aquisição de veículos com isenção de impostos não é o único direito garantido ao portador de deficiência física.

Nas concessionárias ou em qualquer outro estabelecimento é preciso atender a quatro exigências básicas: presença de rampas de acesso, banheiros adaptados, espaço para circulação de cadeira de rodas e, no mínimo, uma vaga de estacionamento reservada.

“Esta estrutura não é só direcionada aos portadores de deficiência, mas também aos idosos ou para quem está com um carrinho de bebê. Dessa forma, atualmente este tipo de construção já é até aprendido nas faculdades de arquitetura”, conta Monica Cavenaghi, da Cavenaghi, empresa que desenvolve equipamentos para adaptação veicular.

A vaga de estacionamento deve estar sempre próxima da porta. A entrada é o principal local onde é necessário ter uma rampa de acesso. Os banheiros, por sua vez, precisam ter barras de apoio, largura da porta adequada, assim como a altura do vaso sanitário e da pia, que deve ser mais baixa para ambos.

Marcos de Oliveira, gerente de Vendas da Honda, explica que o treinamento de venda dado aos funcionários já inclui o atendimento aos portadores de necessidades especiais.

O programa Autonomy, da Fiat, prevê que, além do treinamento específico sobre o produto, o vendedor da concessionária com este padrão “Autonomy” esteja apto a fornecer todas as informações necessárias, como sobre a isenção de impostos a que o cliente tem direito ou como fazer para obter o benefício.

Além da estrutura adaptada, é importante que os funcionários fiquem atentos a certas atitudes em relação ao cliente.

Monica lembra da importância de não escolher uma porta ou banheiro dos “fundos” ou de se dirigir aos acompanhantes como personagens principais.

“Há outras dicas importantes também, como permanecer sentado durante o atendimento para estar no mesmo nível de olhar e não se apoiar nos equipamentos da pessoa, já que eles são a extensão dela. É preciso tomar cuidado na montagem e desmontagem das cadeiras de rodas.”

Para os portadores de deficiência física, é normal passar por certos tipos de situação. Portanto, não auxilie caso a sua ajuda não seja solicitada. Antes de tomar qualquer atitude é recomendável perguntar à pessoa a respeito da necessidade de ajuda.

“As pessoas com paralisia cerebral têm problemas motores somente, como uma fala mais vagarosa, por exemplo. Vale lembrar que o lado cognitivo está preservado”, conta Monica.



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