Economia Titulo
Argentina vai fechar embaixadas para economizar
Por Do Diário OnLine
10/02/2002 | 15:35
Compartilhar notícia


O governo argentino decidiu fechar aproximadamente um terço de suas embaixadas e consulados no exterior com a finalidade de reduzir os gastos do Estado. A administração de Eduardo Duhalde anunciou nos últimos dias uma política de redução de gastos que abrange também uma reforma política.

Serão fechadas, a partir de 1º de março, embaixadas e consulados localizados na África, Oriente Médio, Europa, América Central e Caribe. A idéia é centralizar os serviços de diversas embaixadas em uma só. Isto é, a partir de agora, todos os serviços prestados em países da África serão centralizados na embaixada da África do Sul, que permanecerá aberta.

A medida deve resultar numa economia de US$ 30 milhões por ano, segundo informações do Ministério de Relações Exteriores daquele país. Há também informações de que o governo quer reduzir seus investimentos na Organização das Nações Unidas (ONU) e na Organização Mundial do Comércio (OMC).

Acredita-se que o processo de fechamento das embaixadas esteja concluído em janeiro. Os primeiros escritórios a serem fechados serão aqueles localizados no Senegal, Quênia, Zimbábue, Líbia, Kuait, Iugoslávia, Bulgária, Romênia, Honduras, República Dominicana e na União Européia (Bruxelas) e à embaixada ligada à FAO (Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação, em Roma, Itália).

A segunda etapa fica responsável pela desativação das embaixadas de Madri (Espanha), Roma, Londres (Reino Unido), Bonn (Alemanha), Johannesburgo (África do Sul), México, Bogotá (Colômbia), Santiago (Chile), Lima (Peru), Assunção (Paraguai), Montevidéu (Uruguai), Atlanta (EUA) e Guayaquil (Equador).

Depois serão fechadas as embaixadas em Túnis (Tunísia), Emirados Árabes Unidos, Ucrânia, Finlândia, Paquistão, Filipinas, Haiti e Trinidad e Tobago.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;