Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Palavra do Leitor
>
Palavra do Leitor
Caminhos para o saneamento
Por Do Diário do Grande ABC
15/11/2019 | 13:16
Compartilhar notícia


 Artigo

Comissão Especial da Câmara dos Deputados aprovou no dia 30 de outubro a mais recente versão do PL (Projeto de Lei) do saneamento. Apesar de todos os esforços e debates sobre o assunto, o texto final do PL parece estar muito distante de atender às demandas de 100 milhões de brasileiros sem tratamento de esgoto e outros 35 milhões sem água potável em suas moradias.

A nova proposta do marco legal não estabelece parâmetros para organização adequada do setor. Planejar deve ser imperativo para a expansão dos empreendimentos do saneamento no País e significa decidir antes e bem para fazer melhor a coisa certa, no tempo certo e ao custo adequado. A nova proposta de marco legal impõe, por exemplo, aos prefeitos a elaboração dos planos municipais de saneamento até 31 de dezembro de 2022 sem prever nenhum apoio técnico e financeiro para o atendimento desta meta.

Infelizmente, 80% dos municípios brasileiros sequer contam com profissional de engenharia para orientar a elaboração de plano de saneamento. Cabe ao governo oferecer instrumentos, como já ocorreu no passado no período do Planasa (Plano Nacional de Saneamento).

O novo PL traz metas ambiciosas até 2033. Neste período, 99% da população deve ter atendimento de água potável e 90%, com coleta e tratamento de esgoto. Mesmo que dispuséssemos de recursos financeiros para avançar nos empreendimentos de saneamento nessa velocidade, a cadeia produtiva não tem condições de atender à demanda. Sendo necessário planejamento para isso, inclusive para formação de mão de obra.

O texto também traz como responsabilidade dos governadores a obrigatoriedade de definir os blocos a serem licitados. Para tomar essa decisão, eles precisam de estudos que ainda não foram realizados. O setor conta apenas com dados do SNIS (Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento), que são preenchidos pelos próprios municípios e estão sujeitos a erros, até mesmo porque essas localidades não contam com profissionais habilitados para fornecer essas informações.

Da maneira como está, o novo marco legal compromete o futuro do saneamento do País, criando insegurança jurídica inclusive para a participação do setor privado.

O saneamento precisa urgentemente se tornar política de Estado. O governo federal deve liderar esse processo, por meio de planejamento que atenda às demandas nacionais e regionais, garantindo o efetivo crescimento da cobertura do saneamento no País.

Luiz Pladevall é engenheiro, presidente da Apecs (Associação Paulista de Empresas de Consultoria e Serviços em Saneamento e Meio Ambiente) e vice-presidente da Abes-SP (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental).

Palavra do Leitor

Cinquentão!
Parabéns à autarquia Semasa, que há meio século executa serviços de excelência em Santo André. Parabéns a todos os servidores pelo comprometimento e pela dedicação! Vocês fazem essa instituição fantástica! Que venham mais 50 anos de sucesso e que a empresa continue sendo símbolo de qualidade. Cinquentão, mas com tudo funcionando.
Alan José Duarte
Santo André

República
Eis manifestações do tipo de gente que, à revelia do povo, impôs à força a República no Brasil: Marechal Deodoro. Eu queria acompanhar o caixão do Imperador, já velho, e a quem respeito muito. República aqui será verdadeira desgraça. A Monarquia, se mal com ela, pior sem ela. Floriano Peixoto não obedecia às ordens para enfrentar os revoltosos. Na Guerra do Paraguai tínhamos inimigos, aqui são todos brasileiros. Rui Barbosa, o Pedro Banana, deveria ser expulso do governo: velho, figura decadente, coisa senil, gangrenosa, contagiosa, que apodrecia no Brasil. Julio de Castilhos: a solução republicana tem que ser revolucionária, sangrenta, sem piedade com os resistentes. O Império tem de ser atacado já, antes do terceiro reinado (da Princesa Isabel), e pelo Exército. Aristides Lobo: o terceiro reinado é o governo do terror e do sangue. Francisco Glicério: nosso objetivo é fundar a República, não libertar os escravos, cabendo à Monarquia livrar-se deles, pois o desgaste será fatal para ela. Alberto Sales: o africano, escravo em pontos de vista anatômicos e fisiológicos, se acha ainda em grau muito embrionário de evolução mental e contribui para a degeneração racial brasileira. Assim: Viva a República!
José Mario Casa
São Bernardo

Encruzilhada
Sobre o julgamento da prisão após segunda instância, quem está feliz com essa vergonha é uma das instituições mais inúteis e daninhas do Brasil: a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), pois, com esse lenga-lenga, vão continuar alguns de seus integrantes vivendo às custas de polpudos honorários cobrados de políticos e empresários da laia dos que foram premiados pelo STF (Supremo Tribunal Federal), para arrastar processos por décadas para que eles não sejam punidos. O Brasil está em encruzilhada e infelizmente é grande a possibilidade de virar para o ‘mimimi’, para a esquerda, que passa séculos acusando os outros de tudo que é ruim, mas que, quando no poder, nada faz para acabar com tais tragédias. Está tudo nas mãos do povo, mas nós, seres humanos, temos o mau hábito de acreditar em promessas de facilidades e naqueles que dizem que todos os males são culpa de outros e que eles, esquerdistas associados a artistas sonhadores, irão acabar com esses males. É assustador! Torcemos para que o povo brasileiro não faça isso novamente.
Donizete A. de Souza
Ribeirão Pires

De papel
Se a última eleição na Bolívia tivesse sido com as famigeradas urnas eletrônicas, como no Brasil, de que maneira poderia haver conferência dos votos e constatar tamanha fraude praticada contra a democracia? Bolsonaro, urnas eletrônicas são armadilhas dos fraldadores. Veja o exemplo na Bolívia.
Benone Augusto de Paiva
Capital

5.000 habitantes
Governo federal tomou iniciativa importante ao considerar como cidade quando esta ultrapassar a marca de 5.000 habitantes. Com raras exceções, esses pequenos municípios sobrevivem à base do FPM (Fundo de Participação dos Municípios), pois não se sustentam. Somente com cargos políticos somam em torno de 15 mil ocupantes, entre prefeitos, vice-prefeitos e vereadores, gerando custo aproximado de mais de R$ 1 bilhão mensal. Há que se levar em conta também que existem outros órgãos públicos inerentes a uma cidade. Esses municípios representam em torno de 25% da totalidade do Brasil e foram criados para atender somente a interesses políticos. Podem perfeitamente ser considerados ‘comarca’. Isso é bom começo para se reduzir drasticamente o número de políticos no País. Reforma política mais abrangente se faz necessária para, entre outras coisas, reduzir o número de vereadores, deputados estaduais, federais e senadores. Precisamos também acabar urgentemente com os suplentes de senadores, que, não raras vezes, assumem sem ter recebido um voto sequer para cargo tão relevante.
Mauri Fontes
Santo André




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.