Política Titulo Rio Grande
Câmara propõe criação de comitê de crise da Covid

Ofício formalizado por bancada de oposição requer ações para acompanhar as medidas

Daniel Tossato
Do Diário do Grande ABC
06/04/2021 | 00:05
Compartilhar notícia


Ofício que será encaminhado hoje ao prefeito de Rio Grande da Serra, Claudinho da Geladeira (Podemos), pede que o chefe do Executivo crie comitê para acompanhar as ações de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus na cidade. A iniciativa surge em meio ao recrudescimento da crise sanitária, que já vitimou pessoas que aguardavam na fila por leitos no município.

A proposta de instauração do grupo é de autoria dos vereadores Claudinho Monteiro (PTC) e Benedito Araújo (PSB), que compõem a ala oposicionista ao governo na Câmara, e deve ser protocolada diretamente no gabinete do prefeito.

“O motivo (da criação do comitê municipal) se deve à falta de iniciativa, de campanhas, de recursos e de apoio para o nosso município perante à Covid-19. Este comitê poderá ser composto por vereadores, secretários, empresas e entidades da sociedade civil”, aponta a propositura elaborada pelos parlamentares.

Araújo e Monteiro sustentam que a medida também tende a servir para acompanhamento do número de vacinados, discutir projetos de lei e para buscar recursos para o município. “Queremos articular ações de enfrentamento e contingência da doença em todo o município, construindo uma rede de atenção e prevenção que propiciará aos munícipes qualidade na prevenção, diagnóstico e suporte ambulatorial”, declarou Monteiro.

Já para Araújo, o comitê pode auxiliar o Executivo a direcionar a utilização dos aportes provenientes dos governos estadual e federal. “Nosso objetivo é promover uma fiscalização do que está sendo realizado na cidade para o combate à pandemia. Com isso, tenho certeza que traremos mais transparência para o munícipes”, pontuou o socialista.

A cidade ficou, recentemente, 15 dias sem titular à frente da pasta de Saúde, depois da saída de Maria José Pereira Zago, a Zezé. Na semana passada, o prefeito definiu o nome de Tchello Pierro para o cargo. Até a noite de ontem, 74 pessoas já tinham morrido em decorrência de complicações da Covid-19 em Rio Grande da Serra.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;