Política Titulo Diadema
MP instaura inquérito para apurar contrato com Contex

Câmara instalou ontem, após um mês, CPI para investigar acordo com firma de tucano

Júnior Carvalho
Do Diário do Grande ABC
28/04/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel 1/1/17


O MP (Ministério Público) de Diadema instaurou inquérito civil para investigar contrato do governo do prefeito Lauro Michels (PV) com a construtora Contex, cujo dono é ligado a políticos próximos do verde. Paralelamente, a Câmara oficializou ontem, após um mês de morosidade, CPI para apurar irregularidades neste acordo.

A denúncia, revelada com exclusividade pelo Diário no dia 13 de março, envolve convênio de R$ 148 mil, celebrado pelo Paço em 2014, com a empresa Azyal Construções Civis, também conhecida como Contex, para reformas em telhados de quatro ginásios municipais.

Dono da firma, Jerri de Souza é filiado a um dos principais partidos da base de Lauro, o PSDB, e foi assessor do ex-vereador José Dourado (PSDB), defensor da gestão Lauro na Câmara. Sua mulher, Solange Oliveira Souza, foi funcionária comissionada no gabinete de Zé Dourado entre 2009 e 2010.

Além disso, a suspeita é de que a firma seja fantasma, uma vez que a construtora não possui sede própria – o endereço cadastrado na Junta Comercial paulista remete a várias casas de aluguel, inclusive a de Jerri, todas de propriedade do tucano. Também está na mira das investigações a possibilidade de os serviços contratados e pagos não terem sido executados. Funcionários do ginásio Ayrton Senna, no Centro, relataram ao Diário que não houve intervenções no local. Secretário de Esportes à época, Antônio Marcos Ferreira, o Marquinhos da Liga, disse que a firma não foi contratada para trocar as coberturas dos equipamentos, mas para realizar “pequenos reparos”.

Não houve concorrência plena na contratação. A firma foi admitida por meio de carta-convite.

NO LEGISLATIVO
Praticamente um mês depois de o pedido de abertura de CPI ser protocolado, a Câmara autorizou ontem a instauração oficial das investigações. O atraso se deu porque o vereador Companheiro Sérgio Ramos da Silva (PPS), líder do bloco que integra sua sigla e o DEM, demorou para indicar representante para a comissão – designou na segunda-feira o correligionário Jeocaz Coelho Machado, o Boquinha. Também farão parte do grupo Cícero Antônio da Silva, o Cicinho (PRB), que presidirá as apurações, Talabi Fahel (PV), Sérgio Mano (PSB) e Orlando Vitoriano (PT), provável relator.

“Na quarta-feira deverá ser publicada a instauração e, se der tudo certo, na sexta faremos a primeira reunião”, antecipou Cicinho. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;