Cena Política Titulo
Luizinho retira nome e abre para Zé Paulo
Por Fábio Martins
20/04/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


Em reunião ontem no diretório municipal, o ex-deputado federal Luiz Carlos da Silva, o Professor Luizinho (PT), retirou seu nome da disputa interna pela presidência do PT de Santo André, abrindo mão no PED (Processo de Eleições Diretas) para o ‘adversário’ Zé Paulo Nogueira, quadro ligado ao Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. O sindicalista foi o mais votado no primeiro turno, ao obter 630 adesões de militantes ante 451 sufrágios de Luizinho, que tinha apoio do ex-prefeito Carlos Grana. Foi chamada reunião extraordinária para sacramentar a decisão do ex-parlamentar, sob argumento de evitar racha – a segunda etapa do pleito estava marcada para dia 30. Desde o início do processo, os grupos vinham se digladiando pelo comando. Na tentativa de estancar as feridas, o discurso agora é buscar unidade.

BASTIDORES

Ex-titular com Turco
Ex-secretário de Planejamento do governo Carlos Grana (PT), de Santo André, Alberto Alves de Souza (PT) assumirá cargo comissionado no gabinete do deputado estadual Luiz Turco (PT). Concursado no Paço andreense como agente educacional, Alberto já obteve autorização da administração local, que o colocou à disposição da Assembleia Legislativa, a princípio até dezembro, sem prejuízo dos vencimentos e demais vantagens. No site do Parlamento já consta o nome do ex-titular em processo de lotação. Adequação de postos na Casa atrasou a efetivação da nomeação.

Um dia depois
Um dia após rejeitar pedido semelhante, o plenário da Câmara Federal aprovou ontem requerimento de urgência para acelerar a tramitação do projeto que estabelece a reforma trabalhista. Embora tenha votado contra a terceirização – ao destacar ser prejudicial –, desta vez o deputado Alex Manente (PPS), com reduto na região, deu aval ao texto. A proposta deve ser apreciada até o fim do mês.

Troca no Governo
O Palácio da Cerâmica efetivou ontem a posse de Patrícia Florêncio como secretária de Governo de São Caetano, em substituição a Rodrigo Toscano, que, antes interino, assume agora a superintendência do DAE (Departamento de Água e Esgoto). A função contará com nova dinâmica. No projeto da reforma administrativa, a Pasta deve abrigar subsecretaria de Relações Institucionais e de Comunicação.

Corrida chamou atenção
Vereador considerado de oposição em São Bernardo, Julinho Fuzari (PPS) saiu da sessão na Câmara ontem momentos antes de o prefeito Orlando Morando (PSDB) chegar no plenário. A saída causou estranheza entre os colegas pelo seu estilo combativo contra o governo tucano. E chama a atenção o fato de o parlamentar ter votado a favor da maioria dos projetos do Executivo, inclusive o plano fiscal sancionado ontem na Casa.

Encontro em Brasília
O PSB nacional, por meio da Fundação João Mangabeira, fará na segunda-feira seminário com a participação de prefeitos e vice-prefeitos, em Brasília. O foco do evento é tratar de planejamento das prefeituras em momento de crise política. No pleito de outubro, o partido elegeu 418 chefes de Executivo, entre eles dois na região: Atila Jacomussi, de Mauá, e Adler Kiko Teixeira, de Ribeirão Pires.

PRB no Estado
O PRB corre risco de perder a Secretaria de Esportes. A Pasta hoje é comandada por Paulo Gustavo Maiurino. Isso porque há articulações para que o tucanato ocupe o cargo. Dirigente estadual, o deputado Wellington Moura (PRB) já havia acusado insatisfação com o espaço da legenda dentro do governo Geraldo Alckmin (PSDB). O partido está no posto desde 2015, quando era chefiado pelo PTB.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;