Setecidades Titulo Segurança
Sto.André implanta Projeto Radar em parceria com a PM
Yara Ferraz
Daniel Macário
Do Diário do Grande ABC
01/04/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
PSA


Santo André assinou convênio para implantação do Projeto Radar em parceria com a PM (Polícia Militar) no Grande ABC. Inicialmente são 17 equipamentos, de um total de 93, que devem receber software que possibilita a identificação de veículos roubados ou furtados. As informações são transmitidas para viaturas da PM, da Polícia Civil e da GCM (Guarda Civil Municipal).

O Paço oficializou a implantação do projeto ontem, em reunião do Comitê Integrado de Segurança, no Paço, com presença do comandante do 41º Batalhão, tenente-coronel Paulo Roberto Vieira, e do prefeito Paulo Serra (PSDB). Inicialmente, não haverá custos, já que os radares estão implantados e a tecnologia é da polícia. “A partir da próxima semana faremos o piloto do projeto. A base será na Rua Ilhéus, onde já temos o monitoramento do trânsito”, disse o prefeito.

Conforme explicou o chefe de operações do CPA/M-6 (Comando de Policiamento de Área Metropolitana 6), capitão Vlamir Machado Luz, a implantação é feita em aparelhos que possuem cabeamento de internet. Quando um veículo roubado ou furtado passa por ele, a placa e demais informações são transmitidas ao tablet das viaturas. “Além da placa, é informado modelo, cor e demais características. É possível saber até qual o sentido que o veículo se locomove.”

Segundo o prefeito, a previsão é a de que o convênio com o Estado para a implantação definitiva seja assinado ainda neste mês. A expectativa é que ainda neste ano todos os radares recebam a tecnologia do projeto. “(O Radar) É semente da nossa central de monitoramento, que está em nosso plano de governo e queremos implementar ainda neste ano”, afirmou Paulo Serra. A intenção é integrar departamento de engenharia de tráfego, Defesa Civil e GCM. “A ideia é que no futuro o sistema também consiga ver licenciamento e IPVA atrasado”, adiantou o chefe do Executivo.

A demanda é antiga na corporação. A coronel Claúdia Rigon, comandante da PM na região por oito meses, entre 2014 e o início de 2015, trouxe a pauta para o Grande ABC, destacando os resultados da implantação em Guarulhos. O coronel Marcelo Cortez Ramos de Paula, à frente do comando por pouco mais de dois anos, teve a implantação como uma das bandeiras – São Caetano teve projeto piloto em 2015. A tecnologia possibilitou que em fevereiro a PM prendesse três ladrões após roubarem casa lotérica na cidade. O veículo foi identificado na Marginal do Pinheiros, em São Paulo, onde os policiais prenderam os homens.

O atual comandante da PM na região, coronel Paulo Henrique Fontoura Faria, disse que a expectativa é que a implantação impacte nos roubos e furtos de veículos da região. Ele afirmou que o assunto deve ser abordado com outros municípios. “Conversaremos no momento oportuno para verificar a possibilidade da instalação.” 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;