Internacional Titulo
Lucio Gutiérrez chega a Brasília
Do Diário OnLine
Com Agências
24/04/2005 | 15:26
Compartilhar notícia


O avião da FAB (Força Aérea Brasileira), que levava a bordo o presidente deposto do Equador, Lucio Gutiérrez, sua esposa (Ximena Bohórquez) e uma das filhas (Viviana Estefania, 15 anos) pousou em Brasília às 13h35 deste domingo. A outra filha de Gutiérrez, Carina Ximena, 20, escolheu permanecer no seu país. Antes de chegar ao seu destino, a aeronave parou para abastecer na base aérea de Rio Branco, no Acre (norte), às 10h40.

Inicialmente, esperava-se que o avião ficasse na base aérea de Rio Branco por uma hora, mas a operação de reabastecimento de combustível foi rápida. Ao chegar em Brasília, o ex-presidente e sua família seguiram de helicóptero para o Hotel de Trânsito de oficiais no Quartel General do Exército brasileiro, onde foi recebido por um grupo de esposas e filhos de militares brasileiros.

Agora, o Lúcio Gutiérrez, deve se dirigir pessoalmente ao Ministério da Justiça para assinar um pedido formal de visto territorial. Este é um procedimento de rotina quando algum asilado político desembarca no país que o acolherá. Como as repartições do ministério estão fechadas neste domingo, a previsão é que Gutiérrez vá ao órgão nesta segunda-feira.

O avião da FAB decolou às 06h00 locais deste domingo do aeroporto militar da cidade equatoriana de Latacunga, depois que as novas autoridades do Equador lhe concederam um salvo-conduto garantindo a segurança se sua ida até o aeroporto.

A aeronave ficou aguardando dois dias em Rondônia (estado da região norte, próximo à fronteira com o Peru e a Bolívia) por este salvo-conduto, que "por motivos de segurança" foi entregue em reserva absoluta, segundo as autoridades equatorianas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;