Internacional Titulo
D. Cláudio Hummes é favorito na sucessão do papa, diz jornal
Por Do Diário OnLine
03/04/2005 | 13:14
Compartilhar notícia


O arcebispo de São Paulo, dom Cláudio Hummes, é um dos favoritos à sucessão do papa João Paulo II, que morreu neste sábado, aos 84 anos. A aposta foi feita pelo jornal britânico Sunday Times, em sua edição deste domingo.

A reportagem, sob o título de "Radical Brazilian cardinal leads succession race" (Cardeal brasileiro radical lidera corrida pela sucessão), diz que d. Cláudio pode se tornar o primeiro latino-americano a ser papa. Isso se o conclave que vai escolher o sucessor de João Paulo II decidir refletir o esforço da igreja no "mundo em desenvolvimento".

O texto diz ainda que espera-se que a América Latina, com 21 cardeais votantes no conclave e casa de metade dos católicos batizados no mundo, deve assumir uma posição firme durante a escolha do sucessor. Nesse caso, Hummes seria uma escolha "arrojada".

O jornal descreve d. Cláudio, 70 anos, como um conservador na questão da doutrina da igreja, assim como seus companheiros que participarão do conclave. Mas também "um inconfundível radical" quando se trata se assuntos sociais.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;