Política Titulo
Câmaras possuem
115 projetos votar
Havolene Valinhos
Do Diário do Grande ABC
25/04/2011 | 07:23
Compartilhar notícia


As sete Câmaras do Grande ABC têm 115 projetos parados na pauta à espera de votação. O Legislativo de Santo André é disparado o que mais acumula proposituras, com 83 itens, equivalente a 72%

Das mais de 80 peças da ordem do dia dos vereadores andreense, que têm duas sessões por semana, 67 são projetos de lei dos parlamentares. Também chama a atenção a quantidade de nomeações para ruas, praças e próprios públicos: 23 propostas.

Textos polêmicos e curiosos estão desde 2009 no aguardo de apreciação. Como o de autoria de Alemão do Cruzado (PSL), que dispõe sobre a realização de rodeios no município. Além do que proíbe soltar pipas em logradouros e vias públicas, por conta de linhas com cerol (mistura de cola com vidro moído), sugerido por Marcos Cortez, o Marcos da Farmácia (PSDB).

O tucano Marcelo Chehade espera desde o ano passado que sua ideia de proibir o uso de capacete dentro de estabelecimentos públicos e privados seja avalizada.

Nas demais cidades, são 32 projetos parados nas Câmaras. São Bernardo tem 17 itens, Ribeirão Pires sete e Rio Grande da Serra, oito. Mauá, Diadema e São Caetano não têm itens na pauta.

Em São Bernardo estão enroscadas proposituras como a que dispõe sobre colocação de placas ou cartazes em salões de beleza informando sobre os malefícios do uso do formol, de autoria de Tião Mateus (PT). E o que regulamenta a profissão de motofrete.

Outro ponto é que tanto em São Bernardo como em Santo André os códigos de ética ficam longe da apreciação dos vereadores. Estão parados há mais de dois anos na primeira e há quase um na segunda cidade.

Em Ribeirão Pires, uma matéria do Executivo causa desconforto nos parlamentares desde que chegou à Casa, no ano passado. A propositura prevê a mudança no artigo 43-A da Lei Orgânica do Município. "O prefeito não poderá, sob pena de perda do mandato, desde a posse, fixar domicílio fora do município", diz o texto atual. O prefeito Clóvis Volpi (PV) quer alterar a norma para morar em Mauá e se candidatar na cidade vizinha no ano que vem.

Rio Grande da Serra possui oito projetos paralisados, todos do chefe do Executivo, Adler Kiko Teixeira (PSDB). O presidente da Câmara, Waldemar Perillo (PSDB), declarou que "as gavetas serão limpas" na semana que vem. "Todos os projetos devem entrar em votação."

Em São Caetano, embora não exista nada estacionado para votação, a maioria dos projetos que entram na pauta do dia compete a instituir campanhas permanentes, induzindo a Prefeitura a promover dia especial para ações específicas. Um dos mais pitorescos diz respeito ao projeto do vereador Jorge Salgado (PTB), que propõe a campanha de conscientização contra os perigos da ingestão da carambola.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;