Setecidades Titulo Alternativa
Grana planeja deixar tancão com apenas 2 metros de profundidade

Segundo prefeito, essa seria uma maneira de viabilizar abertura de parque com mais segurança

Cadu Proieti
Do Diário do Grande ABC
08/02/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Andréa Iseki/DGABC


O prefeito de Santo André, Carlos Grana (PT), afirmou ontem que há estudos em andamento para diminuir a profundidade do Tancão da Morte – lago localizado no Parque Guaraciaba onde cinco jovens, com idades entre 12 e 17 anos, morreram na semana passada – para apenas dois metros. “É uma ideia. O estudo de viabilidade disso está sendo desenvolvido pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental)”, disse o chefe do Executivo.

Com isso, a Prefeitura pretende transformar o local em parque aberto à população. “Nosso pensamento é reabrir o espaço, mas tem de ser com a maior segurança possível para não acontecer outras tragédias no local. Essa é uma das possibilidades, deixando o lago mais raso. Não podemos dar chance para o azar”, comentou. Inicialmente, Grana havia ventilado a possibilidade de aterramento total da represa.

O prefeito descartou, a princípio, que o reservatório seja liberado para banho após a diminuição da profundidade. “A destinação ainda será estudada. Estamos muito abertos para ouvir as sugestões, os projetos.

A gente queria, sim, ter a condição de manter área de lazer no Guaraciaba, mas o desenho e o formato disso ainda precisam ser discutidos.”

De acordo com o prefeito, a administração não tem, sozinha, condições financeiras de transformar a área em equipamento de lazer. “Estamos abertos para receber parceiros que queiram participar do projeto, porque não temos recursos para arcar com tudo. Vamos em busca de uma PPP (Parceria Público-Privada).”

O Ministério Público solicitou que a Prefeitura apresente solução definitiva para o espaço até o fim de abril. “Temos esse tempo para estudar em algo que seja para benefício da população. Não adianta simplesmente aterrar sem dar destinação positiva”, argumentou o prefeito.

Na quinta-feira, foi colocado um barco a motor no Tancão da Morte, que será pilotado por GCMs (Guardas-Civis Municipais) para maior fiscalização da área. O veículo permanecerá no local até o fim do verão.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;