Setecidades Titulo
Guarda apreende animais silvestres em Mauá
Por Iara Vieira
Especial para o Diário
13/07/2005 | 08:04
Compartilhar notícia


A partir de uma denúncia anônima, o policiamento ambiental da Guarda Civil Municipal de Mauá apreendeu segunda-feira cinco animais silvestres e uma gaiola com seis arapucas para aprisionar pássaros. A apreensão foi feita em uma residência na rua Carmem Miranda, no Jardim Sonia Maria.

Os animais - um exemplar do pássaro colerinha, dois tico-ticos e dois sagüis - não estavam machucados. Os sagüis, que ficavam na mesma gaiola e eram abrigados apenas em um saco para dormir, estavam muito agitados. O suposto dono dos sagüis, Averaldo Oliveira Jandiroba, afirmou que os animais foram deixados em sua residência por um conhecido que depois retornaria para buscá-los. Oliveira, ao ser abordado por homens da Guarda, assinou um termo de doação dos animais e por esse motivo não deverá ser penalizado.

Os animais serão encaminhados ao Parque Tietê onde biólogos e veterinários farão exames para identificar se estão em boas condições de saúde. Somente após cumprirem quarentena serão devolvidos ao habitat natural.

A ambientalista Lívia Maria Botar, da entidade Projeto Mucky, diz que muitas pessoas gostariam de manter ou mantêm animais aprisionados em casa e não sabem os prejuízos que causam aos bichos e à natureza. Para ela, o sonho romântico de que é só abrir a porta da gaiola para o animal voltar à liberdade é uma utopia que deve ser combatida. "Os animais em cativeiro perdem as características da espécie e por isso têm dificuldades para retornar ao seu habitat", afirma Lívia.

Os animais silvestres são protegidos pela legislação brasileira. A lei federal 9.605, de 1998, proíbe comércio, posse, maus-tratos e caça de animais silvestres. A lei prevê ainda pena que varia de prisão a multa, conforme o delito cometido.

Projeto Mucky - A ambientalista Lívia Maria Botar é fundadora e coordenadora do Projeto Mucky, que tem como objetivo preservar primatas provenientes do tráfico de animais silvestres. A ONG (Organização Não-Governamental) atua na proteção da fauna da mata atlântica, especialmente os sagüis. Em parceria com universidades, a ONG desenvolve pesquisas e atua com programas de educação ambiental.

Como proceder

É possível legalizar um animal silvestre?

O Ibama não legaliza ou regulariza a posse de animais de origem desconhecida ou que tenham sido adquiridos em desacordo com o que estabelece a lei 9.612/98 de crimes ambientais.

Como posso conseguir um animal silvestre legalmente?

É possível adquirir um animal silvestre após ter sido emitido certificado de que o animal é procedente de criadouros comerciais devidamente autorizados pelo Ibama. Quem vende deve provar a procedência e fornecer nota fiscal.

Como fazer para denunciar o tráfico e a venda ilegal de animais?

Entrar em contato com:

Linha verde do Ibama - 0800-618080.

Polícia Ambiental do Grande ABC - 4123 2364 ou 0800-132060.

Em Mauá, as denúncias ou doações devem ser feitas pelos telefones 0800-773980 e 4549-8011 (Posto Avançado da Guarda Municipal do Jardim Sônia Mauá).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;