Setecidades Titulo Em São Caetano
Estudante premiada dá dicas para elaborar boa redação

Ao todo, 53 turmas da EME Alcina Dantas Feijão participaram do concurso ontem

Por Bianca Barbosa
Especial para o Diário
02/10/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


 Estudantes da EME (Escola Municipal de Ensino) Professora Alcina Dantas Feijão, no bairro Mauá, em São Caetano, participaram ontem da 12ª edição do Desafio de Redação. A instituição já perdeu as contas de quantas vezes teve alunos premiados no evento, o que ajuda a estimular e incentivar os 1.800 jovens participantes deste ano. Segundo Laura Corso Kruk, 17 anos, que ganhou uma bicicleta no concurso anterior, “basta ter calma e pesquisar sobre o tema”.

As atividades promovidas na escola são importantes, mas Laura acredita que uma boa redação depende do esforço individual do aluno. “A ajuda dos professores é fundamental, mas você também precisa se esforçar, ir atrás do assunto”, aconselhou. Ela, que está no 2º ano do Ensino Médio, achou o tema deste ano mais amplo e, por isso, mais difícil. “Sustentabilidade aborda muita coisa, então é necessário focar em algo menor e explorar mais.” O texto da jovem apontou ideias de como empresas podem aplicar atitudes sustentáveis no dia a dia, e como os indivíduos também podem auxiliar.

A diretora Maiberte Brogliato, que trabalha há 29 anos na escola, explicou que, ao receberem o tema, os professores já começam a implementá-lo nas aulas. “Quando ele (aluno) chega para fazer a redação, já teve as aulas, pesquisou e, por isso, consegue argumentar de forma mais clara”, falou. De acordo com ela, muitos alunos já foram premiados, mas neste ano a expectativa é maior por conta do tema.

A sustentabilidade foi assunto, inclusive, de amostra cultural feita na escola, onde os alunos puderam vender barras de sabão feitas a partir de óleo de cozinha, que eles mesmos arrecadaram. Latinhas de alumínio e papelão também são recolhidos na instituição, que vende o material para cooperativas, e reverte a renda para a APM (Associação de Pais e Mestres).

O estudante André Lucas Valentim da Silva , 16, acredita na influência das pessoas por meio de atitudes positivas. “Alguém tem que começar, dando o exemplo. Quero fazer faculdade de Ciências ou de Engenharia da Computação.”

O concurso literário do Diário é correalizado pela USCS (Universidade Municipal de São Caetano), patrocinado pelo Saesa (Sistema de Água, Esgoto e Saneamento Ambiental de São Caetano), copatrocinado pela Braskem, e tem apoio da rede de academias Smart Fit.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;