Setecidades Titulo Trânsito
Cruzamento da Lions com
a Vergueiro será fechado

Caos viário deve piorar na região das intervenções; motivo do
bloqueio é construção de viaduto sobre futura pista expressa

Angela Martins
Do Diário do Grande ABC
06/01/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


A partir das 8h de amanhã, o cruzamento entre as avenidas Lions e Senador Vergueiro, em São Bernardo, será fechado para continuidade das obras de rebaixamento da Lions, o que deverá aumentar o caos viário no entorno. O motivo do bloqueio é a construção de viaduto sobre a futura pista expressa, cuja previsão de entrega é para março. A interdição da Vergueiro, uma das principais avenidas da cidade, deve durar até a finalização dos trabalhos.

Para minimizar o impacto do tráfego na região durante o período, o Departamento de Trânsito de São Bernardo disponibiliza rotas alternativas. Ontem, foi liberado no fim da tarde o novo Viaduto Vivaldi, que permite a travessia de veículos e pedestres no sentido Centro-bairro. Já na direção bairro-Centro, o trânsito será desviado para a Rua 24 de Maio, onde será implementado cruzamento provisório na Avenida Lions (sentido Santo André).

Outra opção para os motoristas é a Avenida Lauro Gomes - paralela à Senador Vergueiro - e que também irá operar nos dois sentidos enquanto as intervenções estiverem em andamento. "Temos consciência de que qualquer obra acarreta transtornos, mas é preciso ter paciência, já que essa é uma intervenção necessária para a cidade", explica o secretário adjunto de Obras da Prefeitura, Alberto Aléssio Batista, que esteve ontem no canteiro para conferir a liberação do viaduto da Vila Vivaldi.

Segundo Batista, outra alternativa para o tráfego será o viaduto da Rua Brasil, previsto para ser entregue no dia 19 de fevereiro. A passagem servirá aos motoristas que trafegam no sentido bairro-Centro. "No entanto, estamos analisando essas alternativas e podemos mudar o sentido do trânsito se notarmos problemas."

CRUZAMENTO

De acordo com o levantamento realizado pelo Departamento de Engenharia de Tráfego, em novembro do ano passado, o cruzamento das avenidas Lions e Vergueiro recebe, em média, pela manhã, 2.277 veículos no sentido Santo André-São Bernardo e 4.588 no sentido contrário. O movimento no período da tarde também é intenso: 2.073 no sentido Santo André-São Bernardo e 3.699 na pista contrária.

As obras na Avenida Lions começaram em junho de 2009 e pretendem agilizar o fluxo de veículos, diminuir os congestionamentos e facilitar o acesso a Santo André, São Bernardo e Diadema. A ideia é melhorar o trânsito nos cruzamentos com as avenidas Senador Vergueiro, Vivaldi e Brasil em razão da construção dos viadutos que irão sobrepor a Lions e possibilitarão a separação do tráfego de passagem do tráfego local.

Atualmente estão em obras o viaduto da Rua Brasil, as pistas marginais no trecho localizado acima da Vergueiro, no sentido Diadema, e as paredes de contenção na área das pistas centrais da Lions para posterior escavação e construção da caixa de pavimento. Também está em fase de construção o Viaduto Senador Vergueiro.

As próximas etapas são escavação e drenagem para implementação do rebaixamento da Lions, pavimentação, sinalização, paisagismo e iluminação. Prevista para ser entregue em dezembro, a obra atrasou por conta do processo de desapropriações. SC900,115

Moradores do entorno estão preocupados

Os moradores do entorno da Avenida Lions sofrem há meses com o trânsito intenso de veículos. Para a aposentada Olga Perin Borromelo, 69 anos, quando a Rua Brasil voltar a ser rota alternativa, os problemas vão duplicar. "A via não é larga o suficiente para receber o tráfego, vai virar um inferno. A única coisa que espero é que depois dessas obras as coisas melhorem", diz.

O motorista Ivair Pereira de Lima, 49, que mora na Rua Pirapitingui, acredita que o trânsito vai piorar nos próximos meses. "O pessoal não respeita a mão das vias, é uma loucura. Mas isso é geral, está impossível andar pela cidade", desabafa.

Já o comerciante Olíssio Alves Moraes, 48, que possui oficina de motos na Senador Vergueiro há cinco anos, prevê prejuízos com a interdição do cruzamento. "O movimento vai cair nesse período, com certeza", lamenta.

Segundo Moraes, o trecho sempre teve circulação complicada, principalmente nos horários de pico. A opinião é compartilhada pelo encarregado de produção Edson Tadeu Campos, 34. Morador de Santo André, ele cruza todos os dias a Lions para chegar ao trabalho. "Já estou imaginando a loucura. Até que esta obra termine, o trânsito vai ficar muito difícil."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;