Internacional Titulo
Presidente da Libéria confirma que irá renunciar
Por Do Diário OnLine
Com Agências
06/07/2003 | 14:52
Compartilhar notícia


O presidente da Libéria, Charles Taylor, confirmou neste domingo que irá se refugiar na Nigéria, para controlar a situação de emergência na nação do sul da África. A declaração foi dada durante uma entrevista coletiva com o presidente nigeriano, Olusegun Obasanjo.

Taylor disse, no entanto, que “algumas ações” deveriam ser realizadas antes de sua saída do país, com o objetivo de evitar o que classificou de caos. Não foi divulgada ainda uma data para que o presidente renuncie ao cargo.

Na última sexta-feira, o presidente já havia indicado a renúncia, depois de uma reunião com religiosos. Na ocasião, entretanto, Taylor afirmou que só deixará o país após a chegada de uma ajuda humanitária dos Estados Unidos.

A Libéria é um país formado de descendentes de escravos que serviam os fazendeiros norte-americanos. Por isso, a população acredita que os Estados Unidos tem o dever histórico de ajudar a nação africana que vive uma guerra étnica há mais de uma década. Os oposicionistas querem a saída do presidente Charles Taylor, acusado de corrupção, de crimes de guerra e de responsabilidades na guerra contra a Serra Leoa.

Os Estados Unidos disseram que o primeiro passo para a ajuda era a saída do presidente. Neste domingo, com a iminência da renúncia, o chefe do Comitê das Forças Armadas no Senado norte-americano, John Warner, disse que o Congresso deve realizar uma votação para o envio dos soldados, mesmo que a última decisão seja de caráter governamental. A Casa Branca não comentou a proposta.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;