Internacional Titulo
França pode 'jogar água fria' na Cúpula da Otan em Praga
Por Da AFP
20/11/2002 | 11:22
Compartilhar notícia


Fontes da presidência francesa informaram nesta quarta-feira que o presidente Jacques Chirac vai à Cúpula da Otan de Praga com o objetivo de garantir que a Aliança Atlântica não invada o terreno da defesa européia, que ele está administrando atualmente, e tampouco se comprometa a criar uma coalizão internacional contra o Iraque.

Desde que se retirou da Aliança, a pedido do presidente e general Charles de Gaulle em 1966 e, mesmo depois de seu regresso, a França tem feito o papel de "estraga-prazeres" na Otan, dominada pelos Estados Unidos.

Na Cúpula de Praga, que será realizada na quinta e sexta-feira, Chirac tem a intenção de insistir em que a organização não prejudique o sistema de defesa europeu que Paris tenta fortalecer.

Apesar disso, segundo a porta-voz da presidência, Catherine Colonna, disse recentemente que a França aceita a necessidade de que a Aliança Atlântica, que tem 53 anos de existência, seja mais ativa e reaja mais e melhor diante de novas ameaças, como o terrorismo internacional.

Os 19 chefes de Estado e de governo devem aceitar o conceito de uma força de reação de cerca de 21 mil homens, enquanto os europeus já deram sua aprovação à criação de uma força de reação rápida de 60 mil soldados.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;