Política Titulo
PSB fecha aliança única com PCB no Rio
Do Diário do Grande ABC
17/06/2000 | 13:18
Compartilhar notícia


Ainda na busca por alianças, o PSB chega para sua convençao deste domingo, na Faculdade de Direito da UFRJ, com uma chapa única para prefeito. O deputado federal Alexandre Cardoso, candidato da legenda, nao definiu o nome de seu vice-prefeito. ``Na verdade, o PSB está aguardando a decisao de alguns partidos', diz Cardoso.

Enquanto nao se define o nome do vice-prefeito, a executiva do partido trabalha até o dia 30 de junho - prazo final - para ampliar a coligaçao. No caso de nenhum acordo ser firmado, o PSB cogitou nomes do próprio partido para a vaga, como o do deputado estadual Jamil Haddad, o do ex-deputado Ricardo Maranhao e Hermam Baeta, ex-presidente do conselho federal da OAB.

Chapa completa - A única coligaçao do partido já oficializada é com o PCB, com quem o PSB vai apresentar uma chapa completa com 84 vereadores. A executiva estima que mil filiados vao estar na convençao. O estatuto do PSB diz que, nas eleiçoes municipais, todos os filiados que estiverem em dia com o partido têm direito a voto.

Mas para Jamil Haddad a convençao nao deve apresentar surpresas. ``O partido está num momento muito bom porque nao existe oposiçao dentro do PSB. A decisao de ter uma candidatura própria foi tomada de acordo com toda a executiva do partido. O que normalmente nao acontece', explica Haddad.

A convençao do PSB vai servir como uma oportunidade para afinar o discurso entre o candidato a prefeito e os vereadores. A campanha do partido vai centrarse em dois pontos principais: a defesa de um equilíbrio em investimentos e atençao igual para a cidade, que já tem até slogan - Nao é oito nem oitenta, o voto é quarenta - e, uma política de oposiçao ao governo Fernando Henrique Cardoso - Quem nao agüenta vota no 40. ``Quem nao agüenta ele (FH) é claro', diz o prefeitável.

Vereadores - Segundo o deputado Cardoso, o PSB está investindo na chapa proporcional do partido. ``Acreditamos que a eleiçao é também do Legislativo e, queremos resgatar a importância de se ter bons candidatos a vereadores', acrescenta.

Caso Alexandre Cardoso confirme sua participaçao no pleito eleitoral, será a segunda vez que o PSB concorrerá à Prefeitura do Rio com candidatura própria. Em 1985, o ex-deputado Marcelo Cerqueira foi candidato, tendo como vice Joao Saldanha.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;