Economia Titulo INSS
Fator previdenciário muda a partir de sábado
Tauana Marin
do Diário do Grande ABC
29/11/2012 | 07:34
Compartilhar notícia


Os trabalhadores que planejam dar entrada na aposentadoria por tempo de serviço e já estão com os documentos em mãos devem correr e marcar o requerimento em uma das unidades da Previdência Social até amanhã e assim evitar benefício menor ou ter que trabalhar mais para manter o valor.

Isso porque nova tabela do fator previdenciário entrará em vigor no sábado (1º) para o cálculo das aposentadorias por tempo de contribuição. Os índices têm como base a nova tábua de expectativa de vida, divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Pedidos feitos pela internet ou pela central 135 no sábado e no domingo já terão novo desconto - assim como os agendamentos nos postos do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) a partir de segunda. Os benefícios já concedidos não sofrerão alteração.

Segundo informações da Previdência, com a nova tábua, considerando-se a mesma idade e tempo de contribuição, um segurado com 55 anos e 35 anos de contribuição que requerer a aposentadoria a partir de sábado, por exemplo, terá que contribuir por mais 65 dias para manter o mesmo valor de benefício conseguido como requerimento feito até sexta. Já o segurado de 60 anos e 35 anos de contribuição deverá contribuir por mais 41 dias para manter o valor.

Vale lembrar que o fator previdenciário é utilizado somente no cálculo da aposentadoria por tempo de contribuição. Na por invalidez não há utilização do fator e por idade a fórmula é usada opcionalmente, apenas quando aumentar o benefício.

MANIFESTAÇÃO - Ontem, cerca de 1.000 aposentados junto com a Cobap (Confederação Brasileira dos Aposentados e Pensionistas), a Força Sindical e outras centrais fizeram manifestação no plenário da Câmara dos Deputados a favor do projeto de lei que acaba com o fator previdenciário.

Segundo o presidente da Força Sindical, Paulo Pereira da Silva, o Paulinho, o líder do governo na Câmara, Arlindo Chinaglia, junto a ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti Schneider, irão se reunir na terça-feira para discutir a colocação da proposta em votação. "Eles se comprometeram. Caso isso não aconteça, vamos decidir pela obstrução da pauta de votações até o fim do ano." Até lá, manifestações continuarão. Vale lembrar que a fórmula usada para aposentadoria gera até 40% de perdas ao trabalhador, em relação ao que ele contribuiu.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;