Diarinho Titulo Tremor
Brasil pode ter terremoto e tsunami?
Por Caroline Ropero
Do Diário do Grande ABC
11/11/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


No Brasil não ocorrem terremotos catastróficos, só pequenos tremores de terra. O fenômeno acontece quando há movimentação das placas tectônicas (a crosta terrestre é composta por várias delas), que se mexem e se chocam principalmente nas bordas. Como o País fica no centro de uma placa, os tremores são fracos.

O Japão, porém, fica sobre a junção de três delas. Por isso, é muito atingido pelo fenômeno. Para diminuir os estragos e número de vítimas, os japoneses criaram avançado sistema de segurança.

Quando o terremoto ocorre no fundo do oceano pode causar o tsunami. O movimento desloca a água para cima e para os lados, provocando ondas na superfície com força e velocidade gigantescas (chega a 800 km/h). Como no Brasil não há grandes terremotos, o risco de ser atingido por tsunami também é pequeno.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;