Internacional Titulo Manifestação
Espanhóis entram em conflito com a polícia
19/07/2013 | 00:02
Compartilhar notícia


Após um início pacífico, os manifestantes que foram às ruas de Madri, na Espanha, para pedir a renúncia do primeiro-ministro Mariano Rajoy entraram em conflito com a polícia. O confronto deixou várias pessoas feridas e causou algumas prisões.

Pouco antes da meia-noite, grupos de manifestantes entraram em confronto com a polícia de Madri.

Os protestos aconteceram em frente à sede do Partido Popular na capital espanhola. Os manifestantes pediam a saída de Rajoy em função das acusações que o premiê espanhol enfrenta de que teria recebido centenas de milhares de euros provenientes do caixa 2 de seu partido antes de ser eleito chefe de governo, em 2011.

A manifestação de hoje ocorre dois dias depois de líderes da oposição terem intimado Rajoy a explicar-se perante o Parlamento ou enfrentar uma moção de censura. O escândalo de corrupção no partido governista ocorre em um momento no qual Rajoy vem impondo medidas de austeridade e desarticulando benefícios sociais em meio à crise e ao elevado nível de desemprego.

Na segunda-feira, Rajoy disse que não cederia à pressão para que renunciasse depois da revelação de que ele trocou mensagens de texto com o ex-tesoureiro do PP investigado de desviar milhões de euros para contas secretas na Suíça.

Luis Bárcenas, o ex-tesoureiro, afirmou perante um juiz que Rajoy recebeu dinheiro proveniente do caixa 2 do PP. O primeiro-ministro nega. Bárcenas afirmou, entre outras coisas, que fez pagamentos a Rajoy e a María Dolores de Cospedal, secretária-geral do PP. Fonte: Associated Press.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;