Política Titulo
Marqueteiro prevê eleição 'muito difícil'
Raphael Ramos
Do Diário do Grande ABC
19/07/2008 | 07:04
Compartilhar notícia


Com a experiência de ter sido o responsável pelo marketing de várias campanhas, Chico Malfitani prevê uma eleição "muito difícil" este ano em São Bernardo. O especialista comandou as campanhas à Prefeitura de São Paulo de Eduardo Suplicy (1985) e Luiza Erundina (1988), a do governo do Estado de Francisco Rossi (1994 e 1998) e a do Paço de São Bernardo de William Dib (2004).

O candidato Orlando Morando (PSDB), no entanto, contraria as previsões de seu marqueteiro e fala que a "confiança de vitória no primeiro turno aumenta a cada dia". Mas a justificativa de Malfitani é que São Bernardo passa por um momento de transição. Velhos conhecidos dos eleitores, como Maurício Soares e Tito Costa e até mesmo William Dib, estão fora da disputa e todos os candidatos concorrem pela primeira vez à cadeira de prefeito. "Essa é uma eleição atípica", diz o marqueteiro.

Malfitani avalia que o fato de os três principais candidatos serem novos - nenhum tem mais de 50 anos - é fundamental para o equilíbrio do pleito. "Essa é uma campanha diferente das outras. Temos dois candidatos novos, Orlando Morando e Alex Manente. O Luiz Marinho também tem uma trajetória nova do ponto de vista do projeto político dele, que é assumir a Prefeitura. Afinal, como ex-ministro e ex-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos é outra coisa", diz. Manente tem 28 anos, Morando, 33, e Marinho, 49.

Em defesa de seu cliente, Malfitani aponta que Morando já foi duas vezes vereador e tem pautado sua atuação na Assembléia Legislativa nos interesses da cidade. "Vejo uma vantagem muito grande para o Orlando, pois ele tem uma história em São Bernardo, apesar de ser jovem. Em uma campanha, nada substitui isso", afirmou. "Se traçar um paralelo com o Manente, ele não tem a mesma história, pois o Orlando tem uma raiz muito mais forte."

Com relação a Luiz Marinho, o marqueteiro vê o petista como um "candidato forte", graças ao empenho do presidente Lula em elegê-lo.

Responsável pelo marketing de William Dib (PSB) em 2004, quando o prefeito foi reeleito com 76% dos votos no primeiro turno, Malfitani vê semelhanças daquela campanha com a atual candidatura de Morando. Para ele, Dib também não era muito conhecido na cidade, apesar de estar no comando do Paço desde 2003, quando o então prefeito Maurício Soares renunciou.

"Apesar da idade mais avançada, Dib também era um candidato novo. O trabalho deu resultado não porque o marketing foi bem feito, mas porque existia o que vender. O paralelo com o Orlando é parecido, pois ele tem coisa para vender e não é um boneco que vou inventar", disse.

Campanha - Sexta-feira, Morando fez caminhada pelo comércio do Demarchi e do Rudge Ramos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;