Cultura & Lazer Titulo
Pedro Almodóvar está a cada dia mais perto do Oscar
Por Ricardo Ditchun
Com Agências
30/01/2000 | 16:51
Compartilhar notícia


Este é o ano de Pedro Almodóvar. A frase foi exaustivamente repetida sábado passado, em Barcelona, durante a festa de entrega dos prêmios Goya, concedidos pela Academia Espanhola de Artes e Ciências Cinematográficas. Apesar da já consagrada carreira do cineasta espanhol, é grande a expectativa em torno do desempenho de seu excelente Tudo Sobre Minha Mae na próxima ediçao do Oscar. Os espanhóis, ao que tudo indica, estao bastante dispostos a comemorar bem mais que os italianos no ano passado, quando Roberto Benigni faturou a estatueta mais cobiçada do planeta por A Vida é Bela. O príncipe Felipe, da Espanha, na abertura da cerimônia de entrega dos Goya, disse, rindo, que Almodóvar "fará o povo espanhol festejar muito mais".

O diretor, por sua vez, afirmou em seu discurso de agradecimento - ele faturou os Goya nas categorias melhor filme e direçao - que o desempenho de Tudo Sobre Minha Mae já é absolutamente sensacional, lembrando nao só as duas estatuetas que ele tinha em maos, mas, principalmente, e confirmando todas as expectativas, o importante Globo de Ouro de melhor filme estrangeiro conquistado no dia 23 deste mês, em Hollywood, nos Estados Unidos.

Tudo Sobre Minha Mae, além destes e de outros prêmios, também foi eleito como melhor filme estrangeiro de 1999 pelo exigente Círculo de Críticos de Cinema de Nova York. A tradicional entidade, fundada em 1935, premiou Topsy-Turvy, do britânico Mike Leigh, como o melhor filme de língua inglesa do ano passado, mas, conforme fizeram questao de ressaltar alguns de seus integrantes, a produçao de Almodóvar é ainda superior ao longa conduzido por Leigh.

Tudo Sobre Minha Mae mostra a busca de Manuela por Esteban, o pai de seu filho morto em um acidente. O encontro é determinado pelo desejo de conhecer o pai manifestado em vida pelo menino. Ainda grávida, Manuela amargou o desaparecimento de Esteban. O filme acaba de voltar a ser exibido em Sao Paulo, mas apenas no Cineclube Vitrine (r. Augusta, 2.530. Tel.: 853-3781).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;