Política Titulo Definição
Após seis meses, Temer confirma Dácio como reitor da UFABC

Depois de período de indefinição, presidente referenda mais bem votado da eleição interna

Por Humberto Domiciano
Do Diário do Grande ABC
30/05/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


Após seis meses de indefinição, o governo do presidente Michel Temer (MDB) finalmente oficializou a nomeação de Dácio Roberto Matheus como novo reitor da UFABC (Universidade Federal do ABC). Ele substitui Klaus Capelle.

A portaria foi publicada ontem no Diário Oficial da União e encerra processo iniciado em novembro, quando Matheus foi o mais bem votado de lista tríplice de eleição interna para a reitoria e estava em uma lista tríplice que também tinha os professores José Alex Sant’Anna e Ronei Miotto.

Desde então, o cenário de indefinição acabou sendo intensificado por diversas razões. A primeira foi apontamento feito pelo MEC (Ministério da Educação) sobre possível desrespeito à lei que regulamenta o processo de escolha dos dirigentes das universidades federais do País.

Durante esse momento de incertezas, grupos que disputaram as eleições chegaram a apontar irregularidades no processo de escolha e formação do colégio eleitoral interno, além de falhas no sistema eletrônico de votação.

O conselho universitário possui 42 integrantes votantes, dos quais 28 compareceram, exatamente o necessário para se atingir os dois terços para que a votação fosse válida, de acordo com o regulamento. No entanto, a eleição contou com duas abstenções, o que não estaria previsto, de acordo com uma nota técnica do MEC (Ministério da Educação) de 2011.

Além disso, o Diário mostrou que Temer cogitou não seguir a tradição de referendar a eleição interna e nomear o segundo ou o terceiro colocados no pleito porque recebeu informações que Matheus teria ligações com o PT, seu adversário político.

O novo reitor, por sua vez, exerceu entre fevereiro e maio o cargo de vice-reitor pro tempore (sem prazo) após ter sido nomeado pelo antigo reitor Klaus Capelle. Neste período, Matheus promoveu diversas nomeações e exonerações na instituição de ensino em cargos ligados ao comando da UFABC, como nas pró-reitorias de extensão e cultura, de graduação e de assuntos comunitários e políticas afirmativas.

Ainda no cenário de pressão, o conselho formalizou ofício, denominado moção de preocupação, encaminhado ao MEC, pressionando sobre a demora do presidente Michel Temer em definir o novo reitor da instituição.

Procurada pelo Diário, a UFABC informou que “a reitoria se manifestará depois da assinatura do termo de posse, em Brasília, em data não confirmada”. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;