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O networking ganha papel de destaque


Cíntia Bortotto

29/11/2010 | 07:11


No mundo de hoje em que tudo está conectado, redes sociais, internet e influências cada vez menos hierárquicas nas organizações, o papel do networking se torna cada vez mais importante. O networking no contexto corporativo é de grande valia, não só para conseguir novo emprego, ou para fechar negócio, mas muitas vezes, dentro da própria organização para fazer com que seus projetos e ideias sejam aprovados

O conceito de networking vem do inglês: net, que significa rede, e working, que significa trabalhando. O termo acabou sendo mais utilizado quando se falava em recolocação, mas é pouco para a magnitude do assunto. Networking é tudo o que sua rede de contatos pode fazer para trabalhar para você e conseguir dados e informações que você precisa, assim como fazer com que informações importantes para você fluam por meio dos outros.

 CAFEZINHO É FUNDAMENTAL

Se você está feliz no seu trabalho, sugiro que use a força do seu networking para potencializá-lo, ou seja, conte para as pessoas de sua rede o que tem feito e os resultados que tem alcançado. Também é interessante "vender projetos" por networking. Para que isso funcione, você precisará investir tempo nele, quero dizer, reserve tempo para almoçar com seus contatos, fazer pequenos happy hours ou tomar um cafezinho. Parece bobagem, mas, às vezes, são esses momentos que ajudam você a evoluir em termos de carreira na organização.

AVANÇANDO NA CARREIRA

Se você não está feliz no seu trabalho e pensa em mudar de emprego ou negócio, o primeiro passo é deixar todos de sua rede saberem disso. Obviamente, como as redes são interconectadas, é importante você já ter tido uma conversa sobre seu descontentamento ou desmotivação com seu chefe. Assim, se ele souber que você está olhando o mercado não será uma surpresa e ninguém se sentirá "traído".

Logo após sua rede ficar sabendo, é importante que você reforce a comunicação para pontos chaves dela. E como saber quais são os pontos chave? Depende de sua estratégia de recolocação. Por exemplo, se você determinou um segmento de mercado para se recolocar, é importante ver em sua rede quem é desse segmento, ou conhecer alguém do setor. Você irá disparar informação para a rede como um todo, mas para um determinado grupo de pessoas, esta comunicação deverá ser feita preferencialmente de maneira pessoal, com um almoço ou um café.

SOU BEM RELACIONADO?

Para ser uma pessoa bem relacionada, procure participar de eventos que envolvam seu segmento de mercado e sua área de atuação. É importante que você se relacione com as pessoas sabendo do que elas gostam, o que fazem, etc. Participe, de feiras, jantares, grupos de discussão. Não assuma uma postura passiva, apenas aguardando convites. Organize um almoço com algumas pessoas. Aproveite projetos para fazer benchmarketing e conhecer pessoas de outras empresas. Cursos também são boas oportunidades de fazer contatos e melhorar seu networking.

Vale a pena cultivar qualquer contato que lhe agrade. Não fique pensando apenas em cargos ou empresas, foque pessoas. Elas acabam mudando, mas se a relação estabelecida for genuína, a pessoa sempre levará você como contato. Pessoas inteligentes, formadoras de opinião, ativas, por exemplo, são boas pedidas.

Uma boa rede de relacionamento é importante para todos os níveis hierárquicos no mundo do trabalho. Networking é humano, é a rede de contatos que se estabelece nas relações que se dão. Todo ser humano se relaciona, logo, todos nós desenvolvemos um networking. Se você usa ou não o seu networking a seu favor, é uma decisão sua.

 

DICAS!

Não queira mudar seu jeito de ser para aumentar sua rede de uma hora para outra. Não é porque você é tímido, que você não tem rede de contatos. Sua rede existe. Utilize pessoas que têm parte da sua rede em comum e que tenham mais facilidade de comunicação para organizar um almoço ou happy hour. Participe, ajude a organizar, se você ainda não se sente confortável para "puxar" um, mas mostre-se presente e interessado. Não importa que um número menor de pessoas saiba sobre você, o que importa é que sua rede saiba.

Você sabe que seu networking está funcionando quando suas informações e suas necessidades estão fluindo rapidamente e as informações que você necessita estão retornando rapidamente. Algumas consequências podem ser mais ofertas de emprego, mais perguntas sobre recomendação de consultorias e serviços. Investir em seus contatos é investir em você. Siga confiante e boa sorte!



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O networking ganha papel de destaque

Cíntia Bortotto

29/11/2010 | 07:11


No mundo de hoje em que tudo está conectado, redes sociais, internet e influências cada vez menos hierárquicas nas organizações, o papel do networking se torna cada vez mais importante. O networking no contexto corporativo é de grande valia, não só para conseguir novo emprego, ou para fechar negócio, mas muitas vezes, dentro da própria organização para fazer com que seus projetos e ideias sejam aprovados

O conceito de networking vem do inglês: net, que significa rede, e working, que significa trabalhando. O termo acabou sendo mais utilizado quando se falava em recolocação, mas é pouco para a magnitude do assunto. Networking é tudo o que sua rede de contatos pode fazer para trabalhar para você e conseguir dados e informações que você precisa, assim como fazer com que informações importantes para você fluam por meio dos outros.

 CAFEZINHO É FUNDAMENTAL

Se você está feliz no seu trabalho, sugiro que use a força do seu networking para potencializá-lo, ou seja, conte para as pessoas de sua rede o que tem feito e os resultados que tem alcançado. Também é interessante "vender projetos" por networking. Para que isso funcione, você precisará investir tempo nele, quero dizer, reserve tempo para almoçar com seus contatos, fazer pequenos happy hours ou tomar um cafezinho. Parece bobagem, mas, às vezes, são esses momentos que ajudam você a evoluir em termos de carreira na organização.

AVANÇANDO NA CARREIRA

Se você não está feliz no seu trabalho e pensa em mudar de emprego ou negócio, o primeiro passo é deixar todos de sua rede saberem disso. Obviamente, como as redes são interconectadas, é importante você já ter tido uma conversa sobre seu descontentamento ou desmotivação com seu chefe. Assim, se ele souber que você está olhando o mercado não será uma surpresa e ninguém se sentirá "traído".

Logo após sua rede ficar sabendo, é importante que você reforce a comunicação para pontos chaves dela. E como saber quais são os pontos chave? Depende de sua estratégia de recolocação. Por exemplo, se você determinou um segmento de mercado para se recolocar, é importante ver em sua rede quem é desse segmento, ou conhecer alguém do setor. Você irá disparar informação para a rede como um todo, mas para um determinado grupo de pessoas, esta comunicação deverá ser feita preferencialmente de maneira pessoal, com um almoço ou um café.

SOU BEM RELACIONADO?

Para ser uma pessoa bem relacionada, procure participar de eventos que envolvam seu segmento de mercado e sua área de atuação. É importante que você se relacione com as pessoas sabendo do que elas gostam, o que fazem, etc. Participe, de feiras, jantares, grupos de discussão. Não assuma uma postura passiva, apenas aguardando convites. Organize um almoço com algumas pessoas. Aproveite projetos para fazer benchmarketing e conhecer pessoas de outras empresas. Cursos também são boas oportunidades de fazer contatos e melhorar seu networking.

Vale a pena cultivar qualquer contato que lhe agrade. Não fique pensando apenas em cargos ou empresas, foque pessoas. Elas acabam mudando, mas se a relação estabelecida for genuína, a pessoa sempre levará você como contato. Pessoas inteligentes, formadoras de opinião, ativas, por exemplo, são boas pedidas.

Uma boa rede de relacionamento é importante para todos os níveis hierárquicos no mundo do trabalho. Networking é humano, é a rede de contatos que se estabelece nas relações que se dão. Todo ser humano se relaciona, logo, todos nós desenvolvemos um networking. Se você usa ou não o seu networking a seu favor, é uma decisão sua.

 

DICAS!

Não queira mudar seu jeito de ser para aumentar sua rede de uma hora para outra. Não é porque você é tímido, que você não tem rede de contatos. Sua rede existe. Utilize pessoas que têm parte da sua rede em comum e que tenham mais facilidade de comunicação para organizar um almoço ou happy hour. Participe, ajude a organizar, se você ainda não se sente confortável para "puxar" um, mas mostre-se presente e interessado. Não importa que um número menor de pessoas saiba sobre você, o que importa é que sua rede saiba.

Você sabe que seu networking está funcionando quando suas informações e suas necessidades estão fluindo rapidamente e as informações que você necessita estão retornando rapidamente. Algumas consequências podem ser mais ofertas de emprego, mais perguntas sobre recomendação de consultorias e serviços. Investir em seus contatos é investir em você. Siga confiante e boa sorte!

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