Setecidades Titulo
Dengue: 2 casos em Sto.André
Valéria Cabrera
Da Redaçao 
19/01/2000 | 00:09
Compartilhar notícia


Santo André registrou nesta terça os dois primeiros casos suspeitos de dengue do ano. Ambos sao importados, ou seja, as pessoas foram contaminadas em outras cidades. No ano passado, foram registrados 48 casos suspeitos no município, sendo que 11 foram confirmados.

Segundo o gerente de controle de Zoonoses do Departamento de Vigilância à Saúde, Rodolfo Andriani Sobrinho, as duas pessoas com suspeita da doença acabaram de chegar de estados do Nordeste. 

A partir desta quarta, haverá um trabalho de bloqueio na regiao onde moram, nos jardins Bela Vista e Bom Pastor. Segundo Andriani, todas as casas do quarteirao onde os doentes residem e das quadras que fazem fronteira serao visitadas por técnicos. "Eles vao procurar o mosquito transmissor e eliminar possíveis criadouros", explicou. No ano passado, foram feitos 36 bloqueios na cidade e nao foi encontrado o mosquito transmissor.

A dengue é transmitida pelo Aedes aegypti, um mosquito de cor escura com manchas brancas no corpo e nas patas, que também é o responsável pela transmissao da febre amarela urbana.  Os sintomas da dengue sao febre alta e dores musculares, de cabeça e, principalmente, nas juntas. Uma segunda contaminaçao da mesma pessoa causa um tipo mais grave da doença, a dengue hemorrágica, que pode levar à morte.

Informaçoes - O Departamento de Vigilância à Saúde de Santo André mantém um telefone gratuito (0800-192300) que fornece informaçoes sobre a dengue. Esse número também pode ser usado para fazer denúncias de possíveis criadouros do mosquito transmissor.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;