Setecidades Titulo Transporte
EMTU irá instalar elevadores em quatro terminais da região

Paradas no Corredor ABD receberão itens de acessibilidade para maior conforto do usuários

Daniel Macario
Do Diário do Grande ABC
13/01/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


Quatro terminais metropolitanos do Grande ABC (Santo André/Oeste, Diadema, Ferrazópolis e Piraporinha), além da Estação São Mateus, localizada na Zona Leste de São Paulo, ganharão reforço extra nos quesitos de segurança e conforto aos seus usuários, principalmente aos passageiros com mobilidade reduzida. Isso porque a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) iniciou no mês passado intervenções nos locais para instalação de elevadores ou plataforma elevatória.

A expectativa para conclusão dos trabalhos é de 180 dias em todos os terminais. Já o investimento previsto para a iniciativa é de R$ 1,4 milhão.

As intervenções preveem a instalação de um elevador no Terminal Santo André/Oeste, dois equipamentos no Ferrazópolis, um em Diadema e Piraporinha, e em São Mateus serão instalados um elevador e uma plataforma elevatória.

Segundo a EMTU, a medida faz parte do projeto de acessibilidade que vai envolver os cinco terminais de ônibus do Corredor Metropolitano ABD, que liga São Mateus, no extremo Leste da Capital, ao Jabaquara, na Zona Sul, atravessando os municípios de Mauá, Santo André, São Bernardo e Diadema.

Apesar desses terminais já contarem com adequação de rampas, escadas, corrimãos e banheiros acessíveis, usuários afirmam que os novos equipamentos devem trazer melhoria para o sistema. “Toda manutenção que visa modernizar o espaço faz bem para o passageiro”, relata o aposentado Basílio Chagas, 81 anos.

Para o também aposentado José Pardino, 63, a instalação de elevador no Terminal de Santo André/Oeste trará mais segurança. “Hoje é muito perigoso atravessar entre uma plataforma e outra. Idosos e cadeirantes precisam redobrar o cuidado, já que para nós não tem outra forma de transitar nelas a não ser pela faixa de pedestre. Com o elevador, certamente será mais seguro.”  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;