D+ Titulo Saudade
Saudade não existe em outro idioma
Caroline Ropero
Do Diário do Grande ABC
29/01/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Não existe palavra no mundo capaz de traduzir literalmente o significado de saudade. "Não trata-se apenas de uma simples falta. É a falta de um bem que já se teve", explica Francisco Platão Savioli, professor da Escola de Comunicação e Artes e supervisor de gramática, texto e redação do Anglo.

Saudade vem do latim solitatem, que quer dizer solidão, falta, privação. É o estado de quem está sozinho. Em inglês se fala I miss you (sinto sua falta) e em italiano ricordo affetuoso (recordação afetuosa) ou solitudine. Em francês é souvenir (lembrança) ou solitude (solidão), que significa o estado temporário ou durável de uma pessoa sozinha. Em espanhol é recuerdo (lembrança), soledad (solidão) ou te extraño mucho (sinto sua falta). No entanto, nenhuma delas dá o sentido exato da palavra saudade.

Uma empresa de tradução britânica chegou a classificar a palavra saudade como a sétima mais difícil do mundo para se traduzir. Em primeiro lugar está a palavra ilunga, na língua tshiluba, falada na República Democrática do Congo. Significa uma pessoa que está disposta a perdoar quaisquer maus-tratos pela primeira vez, a tolerar pela segunda, mas nunca pela terceira vez. Difícil, não?




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;