Setecidades Titulo Período crítico
Hemocentro convoca doadores durante as férias

Alta nos índices de acidentes de trânsito registrados
nesta época demanda muitas transfusões de sangue

Por Maíra Sanches
Do Diário do Grande ABC
03/01/2012 | 05:00
Compartilhar notícia


A alta nos índices de acidentes de trânsito registrados nesta época do ano demanda muitas transfusões de sangue. O Hemocentro do Grande ABC, localizado em São Bernardo, reúne doações que abastecem seis hospitais da região. A entidade convoca os doadores que estão na cidade para darem sua contribuição durante o período de férias.

De acordo com a gerente regional da Colsan (Associação Beneficente de Coleta de Sangue), Solange Rios, a queda nas doações nesta época do ano chega a 30%. "Conseguimos atravessar os feriados com estoque, mas sabemos que teremos mais dificuldade neste mês. Estamos em contato com prefeituras para organizar campanhas, já que escolas e faculdades estão em férias."

Hoje, o estoque do hemocentro é de 70% do total, o que representa 1.200 bolsas de sangue. A principal dificuldade da Colsan é estocar sangue RH negativo, tipo mais raro. Hoje, essa faixa é de apenas 10% dos cerca de 4.200 doadores cadastrados nos bancos de sangue da região. A ideia da gerente é conseguir manter, pelo menos, 1.500 bolsas em estoque até o fim de janeiro. A capacidade total é de 6.000.

A Secretaria Estadual da Saúde também faz alerta à população sobre a importância da doação. Em média, os hemocentros de todo Estado coletam 75 mil bolsas por mês. Segundo dados da Hemorrede estadual, no fim de novembro houve queda de 15% nas coletas de bolsa na Região Metropolitana e no Interior. O Estado tem cerca de 100 postos de coleta, sendo 40 na Capital.

Para ser doador é necessário estar em boas condições de saúde e ter entre 16 e 68 anos. O indicado é que homens doem a cada 60 dias e mulheres, a cada 90.

Os quatro postos de doação da região estão funcionando normalmente, das 8h às 13h. Informações pelo telefone 4332-3900.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;