D+ Titulo Música
Podcasts em alto-falantes e fones de ouvido
Por Bruna de Grande
Especial para o Diário
07/12/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Andréa Iseki/DGABC


Criatividade é o que não falta na web para compartilhar entretenimento e informação. O podcast faz parte disso, pois é a maneira de transmitir um programa de áudio pela internet. Na prática, ele tem uma programação de rádio virtual, em que a pessoa escuta onde quiser. Pode abordar diversos temas, como TV, literatura, ciência, política, games, músicas, esportes, entre outros.

Conteúdo diferente, bem definido e dinâmica da equipe são itens que não podem faltar na plataforma, segundo Pedro Henrique Duarte, editor do site Bacanudo. “A grande diferença para todas as outras mídias é que o ouvinte torna-se amigo. Contamos coisas pessoais, brinca e se diverte junto”, afirmou o editor. “É companhia que diverte e informa.”

Lucas Giordano, 15 anos, de São Bernardo, é fã da plataforma. “Podcast é essencial para mim. Escuto sempre e acho mais fácil de acompanhar do que vídeos, pois posso fazer outras coisas ao mesmo tempo.” O garoto curte ouvir programas de cultura pop/nerd, quadrinhos, filmes e games. “Mesmo com uma hora de duração escuto até o final”, diz o estudante, que gosta da linguagem informal e bem-humorada.

No futuro, Lucas pretende produzir conteúdo também. “Já gravei algumas coisas sozinho e estou planejando fazer um programa com meus amigos pelo Skype. Ainda não divulguei nada, mas tenho interesse em colocar no ar mais para frente.”

Uma das vantagens da plataforma é a proximidade entre quem faz o programa e o ouvinte, segundo Fellipe Borges, editor do site Gorila Polar. “O que chama bastante atenção é que, basicamente, qualquer um pode ser o gerador de conteúdo. Não é mais apenas as grandes empresas de mídia.”


Com a popularidade do podcast, há quem pense que a produção não tem segredo ou é algo fácil. No entanto, apesar de ser simples, é preciso estar ligado a algumas técnicas para não se decepcionar com o resultado.

Para Thiago Miro, criador e administrador do site Mundo Podcast, há obstáculos para que o programa tenha sucesso, mas é possível. “Precisa ter originalidade. Já tem centenas de podcasts disputando audiência com temas que outros abordam. Então, se você apresenta algo novo desperta a curiosidade”.

Todo ouvinte é um podcaster. Para o profissional da área, não há um ouvinte sem interesse em fazer seu próprio programa.

Mas, são necessários planejamento e carisma para se tornar amigo do ouvinte. Audio e edição de qualidade, além de uma série de técnicas, também são importantes.

“A pessoa tem de falar sobre o que entende. Assim, ela pode se tornar referência no assunto”, lembra Miro sobre a importância da definição do tema a ser discutido.

O podcaster destacou também que vale a pena aproveitar a oportunidade para fazer amigos e se divertir. Afinal, não é algo que deve ser feito apenas por obrigação. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;