Política Titulo
FHC é premiado por contribuição ao desenvolvimento humano
Do Diário OnLine
Com Agências
10/12/2002 | 00:16
Compartilhar notícia


O presidente Fernando Henrique Cardoso recebeu na noite desta segunda-feira o prêmio Mahbub ul Haq, entregue pela Organização das Nações Unidas (ONU), por sua contribuição ao desenvolvimento humano no Brasil. Durante discurso em Nova York, ele agradeceu o reconhecimento e afirmou que só foi possível conquistá-lo porque toda a sociedade apoiou suas principais decisões.

"Há algo de estranho em receber um prêmio individualmente porque o que os presidentes fazem é sempre resultado de um esforço coletivo", enfatizou. Na avaliação de Fernando Henrique, toda a nação brasileira se dedicou nos últimos anos a trabalhar para promover as mudanças em áreas essenciais, como conseqüência da democracia implementada no país.

Entre os resultados positivos conquistados ao longo de seus dois mandatos, FHC destacou o aumento da escolaridade entre as crianças mais pobres, a redução do trabalho infantil, o crescimento da expectativa de vida, o assentamento de milhares de famílias no campo, a queda na mortalidade infantil e a implantação da rede de proteção social em todo o território nacional.

"Um dos desafios em política social é fazer bom uso de recursos escassos. O foco deve ser colocado nos mais pobres, nos mais necessitados. E isso não é assim tão fácil quanto poderia parecer. Há interesses conflitantes, pressões políticas e falta de informação", afirmou o presidente.

Com informações da Agência Brasil




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;