Internacional Titulo
Ataque da Farc deixa oito mortos e dez feridos na Colômbia
Do Diário do Grande ABC
02/09/2000 | 14:10
Compartilhar notícia


Oito militares colombianos morreram e dez ficaram feridos entre sexta e sábado numa emboscada e num violento ataque da guerrilha das Farc a uma base do exército no oeste da Colômbia, informaram fontes oficiais, assinalando que na contra-ofensiva as tropas abateram vários rebeldes.

Um comunicado lido pelo subcomandante do exército, general Néstor Ramírez, diz que no ataque ao posto militar e nos combates posteriores morreram cinco soldados e seis ficaram feridos.

As mesmas fontes indicaram que tudo ocorreu em Montezuma (400 km ao noroeste de Bogotá, na localidade de Pueblo Rico), onde os militares vigiam várias antenas de comunicaçao.

Informaram igualmente que uma patrulha que se dirigia a apoiar esses efetivos caiu numa emboscada armada pelos guerrilheiros, morrendo um coronel e dois soldados. Quatro militares ficaram feridos nessa emboscada.

A unidade atacada está encarregada da proteçao de várias antenas de comunicaçao que servem ao departamento de Risaralda.

Segundo a imprensa regional, que cita fontes militares, a FARC empregou mais de 300 guerrilheiros na operaçao, atacando a base com explosivos e fogo pesado.

O general Fernando Tapias revelou que apesar da intensidade do ataque, a base ainda mantém contato com o batalhao San Mateo e a 8ª Brigada, com sede na cidade de Armênia (286 km a oeste de Bogotá).

``Estamos em comunicaçao e as tropas seguem combatendo porque a FARC faz uma operaçao de grande magnitude, mas os meios para enfrenta-los estao chegando', afirmou Tapias.

A rádio de Pereira disse que foram enviadas tropas terrestres e avioes da Força Aérea Colombiana (FAC) para Cerro Montezuma.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;