Setecidades Titulo QualiSaúde
Centro de especialidades na Vl.Vitória vai ter laboratório

Prefeito de Santo André anuncia novidade; unidade será entregue em outubro, com dois meses de antecedência

Por Bia Moço
Do Diário do Grande ABC
21/07/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz


 A população da região da Vila Vitória, em Santo André, poderá contar com laboratório de análises clínicas na nova estrutura do Centro de Especialidades 3, que está com obras em curso e deve ser entregue no fim de outubro. No entanto, a licitação para construção do espaço de diagnósticos será somente após a reabertura da unidade. A novidade foi possível porque a Prefeitura antecipou a abertura do equipamento em dois meses – estava prevista para dezembro.

Além da modernização do espaço, que é parte do programa QualiSaúde, a unidade funcionará como centro de especialidades voltado para doenças crônicas transmissíveis, o que levou a administração a pensar na construção do laboratório para ter toda a estrutura necessária em um só local.

A informação foi anunciada pelo prefeito Paulo Serra (PSDB) ontem à tarde, durante vistoria das obras na unidade, cujos trabalhos foram iniciados em abril e devem ser concluídos em prazo de 90 dias.

O chefe do Executivo explicou que são duas fases de obra. Após entrega da reforma da unidade, entrará a segunda parte – incluída recentemente no pacote. “Vamos construir aqui (Centro de Especialidades 3) um laboratório para diagnósticos, onde os exames também já serão feitos na unidade, ou seja, a análise laboratorial estará no mesmo lugar. O paciente que for diagnosticado com doença infecciosa já vai poder fazer o exame e saber do resultado na hora.”

A primeira fase de obras, que reabre a unidade, está orçada em R$ 393 mil. O prefeito afirmou que a novidade será entregue à população, porém, ainda não há estimativa de prazo, tampouco de custo. “Assim que a unidade estiver funcionando vamos dar início, o quanto antes, na licitação para construção do laboratório”, ressaltou Paulo Serra.

O secretário de Saúde do município, Márcio Chaves, destacou que as mudanças darão maior visibilidade ao equipamento, pois existe a proposta de transformar o espaço em centro de estudos avançado em doenças crônicas, não crônicas e infecciosas. “É importante destacar que é um ganho para a cidade. O ambulatório que funcionava aqui (Centro de Especialidades 3) teve sua capacidade dobrada no ambulatório ao lado do CHM (Centro Hospitalar Municipal), ou seja, um ganho para toda a cidade. Ampliamos o atendimento – de 4.000 a 8.000 por mês – nas especialidades.”

 

MAIS UNIDADES

Desde o início da gestão, a Prefeitura iniciou plano de melhorias na rede de Saúde. Ao todo, desde janeiro de 2017, a cidade começou a reforma em sete unidades de Saúde e construção de quatro equipamentos – UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Bangu, entregue em abril, UPA Centro, US (Unidade de Saúde) Ciprestes e o CER (Centro Especializado em Reabilitação), no bairro Campestre.

Na região da Vila Vitória, além do equipamento vistoriado ontem, já teve retomada a obra do Hospital do Idoso, na Vila Luzita, e a obra do PA (Pronto Atendimento) que será transformado em UPA (Unidade de Pronto Atendimento). “É uma série de equipamentos que se complementam. Um específico tem importância, mas é muito mais latente quando se tem uma engrenagem da Saúde, que passa a funcionar melhor”, ressaltou o chefe do Executivo.

O prefeito anunciou ainda que no próximo dia 31 a Prefeitura termina de equipar a US Ciprestes, que funcionará também como USF (Unidade de Saúde da Família). A inauguração está prevista para o fim de agosto.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;