Política Titulo
PT quer lançar Hamilton Lacerda
Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
25/10/2010 | 07:31
Compartilhar notícia


São Caetano, a única cidade do Grande ABC que nunca teve representante do PT à frente do Paço Municipal, efeverscerá com candidato para 2012. Um velho conhecido da legenda municipal: Hamilton Lacerda (PT). Com trajetória política que foi do prestígio ao ostracismo subitamente, o petista torna a ser cotado pela executiva estadual para ser o principal candidato do partido à Prefeitura.

Hamilton, que já fez frente ao atual prefeito José Auricchio Júnior (PTB) em 2004 - teve 32% dos votos contra 46% do petebista -, mantém a confiança dos correligionários e, em fevereiro deste ano, recebeu legenda para retornar ao PT. De acordo com fontes ligadas ao petista, a manobra foi conduzida pelo prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho. Só que o ‘novo' petista terá que enfrentar resistência de um ex-aliado na disputa interna da sigla, o cunhado e vereador Edgar Nóbrega, que também é presidente municipal do PT.

Nóbrega argumenta que o partido está em fase de reestruturação da oposição e não seria tempo para alimentar vaidades. "O PT não precisa de sobrenome (lançou Hamilton em 2004 e Jayme Tortorello, em 2008, irmão do ex-prefeito de São Caetano, morto em 2004), necessita de um bom projeto, que estamos produzindo. Senão a vontade pessoal pode entrar pelo caminho perigoso da vaidade", alfinetou.

O parlamentar, porém, não acredita que o nome de Hamilton seja cogitado para 2012. "Vocês (jornalistas) gostam de exaltar o Hamilton, mas não sei o por quê. Ele voltou agora ao partido, não chegou nem a participar do PED (Processo de Eleição Direta). Além disso, a base do partido enxerga com bons olhos o meu nome para a candidatura a prefeito."

A executiva estadual, porém, vê apenas em Hamilton a possibilidade de fortalecer o PT na cidade. Segundo o presidente estadual, Edinho Silva, um diretório histórico como São Caetano precisa ter os quadros fortalecidos. Apesar de não discutir nomes, salientando não ser o momento, disse que o objeto principal será trabalhar para a vitória de Dilma Rousseff (PT) e depois consolidar candidaturas. "É um bom nome, mas faremos uma agenda no início do eventual governo Dilma para fortalecer quadros. E, com isso, o plano nos municípios será traçado", esquivou-se.

O ex-vereador da cidade viu sua queda vertiginosa em 2006, quando deixou a sigla. À época, como coordenador da candidatura de Aloizio Mercadante (PT) rumo ao governo do Estado, foi acusado de envolvimento no episódio que ficou conhecido como escândalo dos aloprados por suposta negociação na compra de dossiê contra a campanha de José Serra (PSDB).

Em maio, Hamilton salientou que poderia voltar a disputar cargos eletivos, mas que "tudo dependeria dos projetos positivos que poderiam aparecer". "Terá que ser algo bom e que eu não tenha que fazer por obrigação", revelou à época. Procurado, Hamilton não foi localizado para falar sobre o assunto.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;