Setecidades Titulo Programação
Região comemora Dia da Consciência Negra com festa
Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
15/11/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


O feriado da Consciência Negra proporcionará aos moradores do Grande ABC diversas atrações. Além de shows, desfiles, mostras, exposições e ato ecumênico, haverá palestras e apresentações de capoeira e hip hop. Na região, apenas São Bernardo alterou o dia do feriado para amanhã. Os demais comemoram a data na terça-feira.

O destaque do dia em Santo André será o Show da Consciência Negra no Parque Central. A partir das 10h haverá ato ecumênico, seguido por show de Fernando Rios, às 11h, e por apresentação do Quinteto em Branco e Preto, às 14h. O sambista Almir Guineto fecha a programação, às 17h. No dia 30, às 18h, a Escola de Samba Lírios de Ouro, organiza festa Comunitária Africana em Homenagem aos 40 anos do Movimento Negro de Santo André.

São Bernardo recebe a 1ª Feira Afro do município amanhã, no Parque da Juventude, com expositores e microempreendedores das áreas de alimentação, artesanato, moda, decoração, acessórios e calçados, que comercializarão produtos étnicos em geral e comidas típicas. Já no período de 23 a 25 será organizado o 3º Simpósio de Capoeira da cidade com exposições, mesas de debates, palestras, workshops e apresentações artísticas. O projeto Mundo Livro, que promove encontros entre autores e o público local, recebe, no dia 24, o antropólogo Kabengele Munanga, que ministrará a palestra Negritude e Identidade Negra no Brasil na Biblioteca Monteiro Lobato.

Em Diadema, o Teatro Clara Nunes recebe a 2ª Feira da Raça na terça-feira, às 14h. Às 19h haverá a Missa dos Quilombos e às 20h o evento será encerrado com show do cantor e compositor Lula Barbosa. No sábado, entre 14h e 18h, haverá encontro de MCs no Centro Cultural Canhema - Casa do Hip Hop. Outra opção será a exposição Ojú: quando olhares contam histórias, no Centro Cultural Eldorado até o dia 30.

A Praça Teotônio Vilela, conhecida como Praça da Paineira, em Mauá, terá apresentações teatrais, culturais e de hip hop, desfile de roupas e tranças afro entre 12h e 18h de sábado. As atividades serão encerradas pela associação cultural Filhos de Ghandi.

Ribeirão Pires realizará o 1º Encontro de Religiosidades Afrodescendentes na terça-feira. O evento acontece das 13h às 20h na Praça Central. Além de apresentações de dança de rua, capoeira e sambistas, haverá desfile da escola de samba Beleza Pura.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;