Automóveis Titulo Lançamento
Novo Clio apela
para racionalidade

Fabricado na Argentina, modelo passa por atualizações e
ganha motor mais econômico; preços partem de R$ 23.290

Marcelo Monegato
Do Diário do Grande ABC
14/11/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


A Renault apresentou anteontem, no Rio de Janeiro (RJ), o Clio 2013. Com novidades pontuais - e extremamente racionais - no design, visual interno e especialmente no motor 1.0 16V (agora com até 80 cv), o modelo fabricado na Argentina parte de R$ 23.290. A garantia é de três anos - ou 100 mil quilômetros (o que vier primeiro).

Apesar de aproximadamente 180 novas/evoluídas peças de carroceria e acabamento interno, classificar de ‘novo' o hatch de entrada da marca francesa é pegar pesado, afinal, o jeitão do Clio brasileiro continua o mesmo - e em nada (infelizmente) lembra o europeu, que teve sua quarta geração apresentada, e muito elogiada, durante o Salão de Paris, em setembro.

Na realidade, a equipe da Renault Design América Latina apenas agregou ao veterano Clio - que segue com as mesmas medidas - o novo DNA mundial da montadora. A dianteira, por exemplo, tem novos faróis, que se conectam à logomarca por meio de grade em forma de ‘V'. Para-choque e entradas de ar também foram redesenhados. A traseira ganhou detalhes mais discretos, como dois vincos horizontais e aerofólio com brake-light.

Para temperar o visual, a Renault, assim como outras marcas (Fiat, por exemplo), oferece kits de personalização. No caso do Clio são quatro: Look, Estilo, Adesivos e Sport - este último agrega saias laterais, spoiler na traseira e spoiler no para-choque dianteiro, com máscara do farol de neblina.

Por dentro, a simplicidade ainda é marcante. O painel de instrumentos traz novo grafismo e botões do painel central com novo formato. Os bancos, de acordo com a versão (Authentique ou Expression), têm novos revestimentos (tecido).

Em termos de equipamentos de série, mais básico impossível. Na opção Authentique (entrada) destaque apenas para o computador de bordo (oito funções) e alarme sonoro de advertência de luzes acesas. Ar-condicionado é opcional (R$ 2.500). A Expression oferece a mais limpador, lavador e desembaçador de vidro traseiro, e acabamento cromado. Ar-condicionado (R$ 2.500) e direção hidráulica (R$ 1.100) são opcionais. Vidros e travas elétricas, e alarme podem ser instalados nas concessionárias - assim como sistema de som.

Não há opção, no entanto, para equipar o Clio com air bag ou freios com ABS.

EVOLUÇÃO TÉCNICA

O motor 1.0 16V Hi-Power (bicombustível) é o mesmo Hi-Flex anterior, só que com 71 peças novas. O resultado destas substituições foi o aumento do torque máximo (10,5 mkgf a 4.250 rpm) e da potência (80 cv a 5.750 giros) - velocidade máxima é de 168 km/h e a aceleração de 0 a 100 km/h acontece em 13,7 segundos (etanol). No entanto, o principal ganho foi em economia de combustível. De acordo com a Renault, o Clio 2013 pode fazer 14,3 km/l na cidade, quando abastecido com gasolina - no álcool, este número cai para 9,5 km/l.

Para chegar a estes índices, a engenharia mexeu na relação de marchas da transmissão manual de cinco velocidades (fabricada no Chile), que ficaram mais longas. A suspensão, por sua vez, nada mudou.

Clio é discreto nas vendas

Apesar do preço bastante competitivo (parte de R$ 23.290) e atuar no segmento dos veículos de entrada - principal do mercado brasileiro -, o Renault Clio não é um campeão de vendas.

De acordo com dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), o hatch fabricado na Argentina acumulou 14.511 emplacamentos nos dez primeiros meses do ano - o que representa apenas 1,79% de participação no setor. O Volkswagen Gol, líder do segmento - e do ranking de vendas nacional há algumas décadas - registrou 239.673 unidades comercializadas durante o mesmo período - market share de expressivos 29,49%.

Com a notícia da chegada da versão 2013 às concessionárias, os números de venda do Clio despencou vertiginosamente em outubro, quando foram emplacadas somente 605 unidades - índice inferior inclusive ao registrado pelo recém-lançado Toyota Etios (1.120). Em setembro foram vendidos 1.158 Clios.

No período, a liderança ficou - novamente - com o Gol (27.737), seguido de perto pelo Fiat Uno/Mille (21.370), Fiat Palio (18.824), Chevrolet Celta (12.074) e Ford Ka (6.274).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;