Economia Titulo
Ucrânia assinará pacto econômico com a UE em junho
Por
29/05/2014 | 06:14
Compartilhar notícia


Petro Poroshenko, presidente eleito na Ucrânia, disse que a parte econômica do pacto com a União Europeia será assinada logo após a inauguração como presidente no próximo mês.

Os líderes ucranianos assinaram a parte política do pacto em março. Na época, eles disseram que esperariam até as eleições presidenciais de 25 de maio para assinar o restante do acordo.

Conhecido como Acordo de Associação, o amplo tratado é uma das principais ferramentas diplomáticas para integrar a Ucrânia na Europa. A Rússia se opõe fortemente à assinatura do tratado, insistindo que os ucranianos concordem com um acordo comercial separado que formou com outras ex-repúblicas soviéticas.

Quando o ex-presidente Viktor Yanukovych recusou a assinatura do pacto com a União Europeia no fim do ano passado, manifestantes tomaram as ruas de Kiev, em uma série de protestos que levaram à sua queda, em fevereiro deste ano.

"Petro Poroshenko acredita que é imperativo não atrasar a assinatura da porção econômica do acordo de associação entre a Ucrânia e a União Europeia", afirmou seu escritório, em comunicado. "Em sua opinião, tal assinatura pode ocorrer imediatamente após a inauguração do novo presidente da Ucrânia."

A inauguração de Poroshenko deve ocorrer do início para o meio de junho. Ele conquistou mais de 50% dos votos nas eleições presidenciais de domingo, segundo resultados preliminares. A comissão eleitoral ainda deve confirmar os números e declará-lo vencedor.

"O povo da Ucrânia, que apoiou o programa pró-Europa do candidato presidencial Petro Poroshenko, não pode esperar. Por essa razão, as ações do governo precisam ser as mais vigorosas possíveis", disse o comunicado. Fonte: Dow Jones Newswires.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;