Cultura & Lazer Titulo Exposição
Mostras apresentam esporte em formato de cartum

Ilustrador Fernandes, do Diário, participa de eventos
nas cidades de Mauá e SP a partir do dia 1º de junho

Por Vinícius Castelli
27/05/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Fernandes/DGABC


Uma das coisas que mais fazem vibrar o povo brasileiro é o futebol, e em tempos de Copa do Mundo sendo realizada no Brasil, mais ainda. E é exatamente esse sentimento que toma conta do Sesc Belenzinho (Rua Padre Adelino, 1.000. Tel.: 2076-9700), em São Paulo, com a exposição Figurões da Copa.

A mostra entra em cartaz a partir do dia 1º e segue até dia 27 de julho. A visitação será aberta de terça a quinta, das 9h às 21h; às sextas, aos sábados e aos domingos, das 9h às 17h. A entrada é gratuita.

A exposição é recheada por caricaturas e charges sobre a seleção brasileira de futebol e promove um passeio por todas as Copas. O trabalho tem como base o livro A História da Seleção nas Copas, de autoria de Gualberto Costa e Jal, além de material inédito.

Um galpão acolhe os trabalhos de 25 caricaturistas, que apresentam seus olhares para diversos jogadores. Entre os participantes estão Ziraldo, Angeli, Chico Caruso e o ilustrador do Diário Fernandes, que preparou 23 ilustrações. “Apresento a Seleção Brasileira de 2006. Essas imagens não estão no livro de Costa e Jal, são inéditas”, conta Fernandes.

Os trabalhos serão distribuídos em 20 painéis, um para cada Copa. Bandeiras com charges tomam conta do teto do ginásio. A sugestão da exposição é dar a ideia ao público de entrar em um grande álbum de figurinhas.

Fernandes diz que, por conta da agenda apertada, preparou todas as obras em apenas uma semana. “Mas valeu muito a pena fazer isso, eu adoro futebol. O trabalho também ganha visibilidade numa exposição em São Paulo”, afirma.

Lápis de cor e papel canson serviram de material para dar vida a nomes como o jogador Adriano, que Fernandes diz ter achado interessante fazer. “Ele é uma figura polêmica”, conta.

EM MAUÁ

O artista do Diário ainda ganha mostra em outro lugar, desta vez no Grande ABC, também a partir do dia 1º, no Mauá Plaza Shopping (Av. Gov. Mário Covas Júnior. Tel.: 4548-4000). A entrada é franca.

A exposição é uma linha do tempo sob o ponto de vista do Brasil, e conta a trajetória da Seleção por meio do cartum.

Fernandes conta que fez uma profunda pesquisa acerca de cada jogador de todos os times canarinhos que participaram de Copas do Mundo. Ele diz que a mostra traz destaques e curiosidades. Como, por exemplo, quem fez o primeiro gol brasileiro em uma Copa, ou o único gol brasileiro em um campeonato do tipo

“Tem o time de 1950, de camisa branca. Fiz o Garrincha, da Copa de 1958, e tem também o Leônidas da Silva, de 1934, que chamava a atenção naquela época.” 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;